Últimas

LightBlog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pós-jogo Corinthians 2x0 Vitória - Na briga pelo título

EAE FIEL!

O Coringão veio ao Pacaembu nesta tarde de domingo, 11, enfrentar o Vitória da Bahia pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, precisando vencer para subir na tabela e apagar a atuação irregular.

Com os desfalques de Guerrero, com a seleção peruana, e Paulo André, suspenso, o corinthians veio a campo com Cássio, Edenilson, Felipe, Gil, Fabio Santos, Ralf, Guilherme, Danilo, Émerson, Romarinho e Alexandre Pato.


O Coringão iniciou a partida correndo a mil por hora. Romarinho ligadíssimo, botou pra correr e fez o time jogar pelo lado direito. Foi ele que fez a jogada que iniciou o primeiro gol corinthiano, com uma grande jogada pela esquerda e um cruzamento que Pato não alcançou, mas ela sobrou caprichosamente na entrada da área para Ralf, que chegou chutando. A pancada foi tão forte que mesmo com o goleiro em cima, fazendo a defesa, ela passou, bateu no travessão e entrou, isso antes dos 10 min de jogo.

Com o placar inaugurado, veio o receio de o Corinthians adotar a mesma postura da ultima quarta, que culminou numa atuação horrível e um empate com gosto amargo.

De certa forma, a postura foi a mesma, do primeiro tempo na vila. O Corinthians controlou o jogo no meio campo com muitos desarmes e saí em contra-ataques rápidos com Émerson, Pato e Romarinho, para tentar matar o jogo. Dessa vez não oferecemos a posse de bola gratuitamente, ela foi disputada e segurada quando necessário.

Apesar da velocidade que tínhamos no ataque a criação ainda foi deficiente e as oportunidades reais foram escassas até o fim do primeiro tempo. Na melhor delas, Pato acertou um bom chute, já no fim do tempo, e obrigou o goleiro fazer a defesa, quando Sheik foi conferir o rebote foi derrubado pelo arqueiro adversário. Na minha visão pênalti, não marcado pelo arbitro.  Mas acho que o Émerson precisa parar de se jogar tanto, procurar tanto as faltas, pois quando é de verdade ninguém marca.

Foi só, no primeiro tempo, o Corinthians foi para o intervalo com o placar favorável.

O segundo tempo foi uma reprise do primeiro. O Corinthians voltou voando, e logo no inicio Pato teve a chance. Numa bola lançada direto da defesa para o ataque, a defesa baiana falhou e Pato dominou e foi pra dentro da área, limpou o zagueiro que, caído, tirou a bola do camisa 7 coma o braço, e o árbitro marcou o pênalti. Este mais discutível. Pra mim foi bem marcado, o defensor toca duas veze na bola com o braço e mesmo caído e sem tanta intenção foi determinante, e não vi intenção alguma de recuar o braço.

O próprio Pato bateu e marcou. Corinthians 2x0.

No decorrer da partida o Corinthians controlou o adversário mas não foi tão presente no ataque. Atacou na boa, quando surgia uma ótima oportunidade.

Com grandes desarmes no meio campo, e ótima partida da dupla de zaga e laterais, defensivamente não sofremos. Poderíamos ter ampliado, em oportunidades bem tramadas com Romarinho, Sheik e  Pato com bons passes, mas pecamos na finalização.

Depois dos 30 min Tite substituiu.

Saiu Pato, aplaudido para a entrada de Douglas. O Time rendeu bem com os dois meias, e dois atacantes velozes, mas o resultado se manteve.

Não muito depois Ibson foi colocado no lugar de Romarinho, e no fim da partida Léo no lugar de Émerson. 
No fim da partida o adversário tentou chegar e obrigou Cássio a trabalhar em sequência de bola parada, mas nada passou.

O resultado se manteve e o Coringão conquistou 3 pontos que nos colocaram no G4 do brasileirão.

O Corinthians jogou pra vencer e venceu, como tem que ser no Pacaembu sempre.

Com uma equipe alerta no ataque, principalmente nos minutos iniciais de cada tempo, e muito consistente na defesa, construímos um resultado que nos deixa na briga pelo título.

A equipe não mostrou a displicência de jogos anteriores e foi guerreira durante todo o jogo. Ainda não me convence a escalação só com Danilo armando o jogo, até poque ele não vive sua melhor fase, e porque ele não tem mais um apoio constante do segundo volante. É necessário que alguém o ajude no meio. Dessa vez funcionou, pois o Romarinho foi atacante, não meia, pois Pato quis jogo, pois Sheik buscou bola, pois o espírito foi de raça, mas sabemos que nem sempre é assim. Nem sempre Romarinho joga tão bem, nem sempre o Sheik aparece tanto no jogo, sem sempre o Pato demonstra vontade de disputar bola, nem sempre funciona, e para amenizar, precisamos de 2 meias.

Mas vou deixar a crítica por aqui, pois é dia de comemorar. O Coringão venceu e subiu. Estamos na briga e estamos fortes.

Conceitos Individuais dos Guerreiros:
Cássio: Bom. Quase não trabalhou durante o jogo, mas as duas ou três defesas que fez no fim da partida valeram esse conceito.
Edenilson: MédioBastante preso na defesa, não comprometeu, acho que depois das críticas está buscando melhorar. De novo gostei das saídas de jogo dele.
Gil: Bom. Passa nada. Faz bem sua função e ainda cobre a do lateral.
Felipe: Bom. Gostei muito do futebol do Felipe. Não vi perder uma bola pra atacante e aparece bem nas jogadas aéreas ofensivas. Sei não se esse Cléber vai ter chance..
Fábio Santos: Médio. Outro que ficou muito preso na defesa, mas falhou menos do que de costume.
Ralf: Ótimo. Além de ser MONSTRO na proteção, ainda faz golaço. Esse merecia fazer gol todo jogo, se sua função não fosse totalmente diferente disso.
Guilherme: Bom. Muitos desarmes. Chega pouco à frente mas desta vez jogou mais para frente e quano chegou chegou bem. Me lembra o Cristian..
Danilo: Ruim. Foi pouco objetivo no ataque. Não errou muitos passes, não é o estilo dele, mas também não foi um grande armador. Não dá pra deixá-lo armando sozinho.
Romarinho: Bom. Quando ele quer jogar, o futebol da equipe flui. Estava bem aceso no jogo e foi dos mais ativos no ataque.
Émerson: Médio. Foi bastante utilizado no ataque, sofreu pênalti não marcado, tentou armar jogo, mas acho que ele precisa de duas coisas: Parar de cavar falta/se jogar e ser mais rápido no toque, como foi em alguns lances. Ele pára muito o jogo.
Pato: Médio. "O QUÊ?! MÉDIO COMASSIM VC TÁ LOCO?!"  É o que você deve estar pensando. Mas eu vi o Pato errar MUITO, principalmente no primeiro tempo. Buscou jogo, sim, brigou sim, mas abusou da individualidade e e perdeu lances que poderia ter rendido mais. Está pressionado e quer mostrar serviço, mas isso está atrapalhando mais que ajudando. Fez o gol de Pênalti, se tivesse feito com bola rolando talvez melhorasse o conceito. (Hatters Gonna Hate)
Douglas: Médio. Entrou e segurou bola. Teve oportunidade de chutar e preferiu o toque. É bom jogador, mas precisa de mais que 15 min pra fazer algo.
Ibson: Médio. Jogou pouco. Se tivesse mais 10 min levaria um "ruim". Não tem posição pra ele no time, será sempre um tapa buraco, quando alguém precisar descansar.
Léo: Sem conceito. Nem teve tempo.
Tite: Bom. Quando insiste numa escalação ruim e dá certo, tem que ser elogiado. Quando não funciona tem que ser criticado. Hoje funcionou. Tem méritos pela chacoalhada que deu na equipe.

Campeonato Brasileiro 2013
13 jogos - 5 Vitórias 6 empates 2 derrotas
21 pontos - 53,84% aproveitamento
4º colocado.

Na próxima quarta-feira o Corinthians vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, pela 14ª rodada do Brasileirão, e terminar o trabalho que o Corinthians B (Flamengo) começou esse fim de semana.

Em circunstâncias normais, um empate seria um bom resultado, porém perdemos muitos pontos anteriormente que precisam ser compensados, alem disso o adversário não vem em boa fase.

Por favor Corinthians, não vamos Levantar mais um defunto, OK?

VAI CORINTHIANS!

DEIXE SEU COMENTÁRIO, DE PREFERÊNCIA BEM ARGUMENTADO, PARA DISCUTIRMOS AÍ..

Texto de Icaro Scuteri para o Blog do Fiel Corinthiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário