Últimas

LightBlog

sábado, 21 de novembro de 2015

Corinthians é o time mais vencedor do Brasil no século XXI

Corinthians venceu 14 títulos nos últimos 15 anos
O hexacampeonato brasileiro do Corinthians foi apenas mais um capítulo de uma série de sucesso: a série de títulos do clube nos últimos anos. Prova disso é a enxurrada de matérias que foram veiculadas na mídia, de ontem pra hoje, sobre o tema. O texto que mais repercutiu foi o do jornalista do UOL Rodrigo Mattos, cujo título é "Corinthians é o time mais vencedor nos últimos dez anos no Brasil".

Apesar de correta e bem escrita, fiquei com algumas dúvidas e ressalvas. Quais times ele considerou? Que critérios usou para separar os títulos "relevantes" dos "não-relevantes"? Por que o intervalo escolhido foi de 10 anos? Enfim, senti falta de mais profundidade na análise, especialmente por causa de uma coisa muito típica do Brasil: a diversidade de equipes e campeonatos.

Sendo assim, resolvi aprofundar mais essa pesquisa, fazendo algumas mudanças, a fim de responder à seguinte questão: qual é o time mais vencedor do Brasil no século XXI?

Antes de continuar, porém, algumas observações são importantes:

1 - Que times considerei na pesquisa?  Todos os 40 times participantes das Séries A e B de 2015;
2 - Que campeonatos considerei?  Todos os torneios oficiais disputados por essas 40 equipes entre 2001 e 2015;
3 - Como eu diferenciei os torneios de acordo com sua importância?  Usando uma escala de pontuação inspirada no Ranking Folha de Clubes, que considero muito coerente. A diferença é que não considerei os vice-campeões, somente os campeões mesmo. Depois de adaptar as pontuações, cheguei à seguinte tabela:
4 - Eu fiz algo diferente?  Sim, fiz. Para valorizar os times com maior regularidade nas divisões principais, fiz uma outra tabela de pontos, para dar pontos a times que conquistaram acessos e tirar pontos de times que foram rebaixados de divisão. O critério usado foi: tirar do time rebaixado pontuação equivalente a metade do que o campeão ganhou; da mesma forma, dar ao time promovido pontuação equivalente a metade do que o campeão da divisão levou. Conforme se vê nessa tabela:
O que fiz depois disso é simples de explicar: pesquisei os títulos oficiais conquistados pelos 40 times das duas divisões principais do Brasil entre 2001 e 2015 e apliquei a tabela acima nas conquistas. Depois pesquisei a quantidade e acessos e rebaixamentos em que esses times se envolveram e apliquei a pontuação da tabela.

Somei tudo e cheguei a uma espécie de "Ranking Brasileiro de Clubes Campeões no Século XXI", que ilustra o desempenho das principais equipes do futebol brasileiro entre 2001 e 2015, Confira abaixo os 15 primeiros do ranking:













A lista completa, com a pontuação dos 40 times, você pode conferir aqui nesse link.

Achei algumas coisas bem interessantes desse ranking, como por exemplo:
* O Corinthians não é o time com mais títulos conquistados, em números absolutos. Tem 14, contra 18 do Internacional. Mas a equipe gaúcha concentra muitos troféus na esfera estadual: nada menos do que 11 desses troféus são de Campeonatos Gaúchos (61% do total). No caso do Corinthians, apenas quatro títulos são estaduais (29% do total);
* O Corinthians é o único time da lista a conquistar títulos de oito competições diferentes. Também é o único a ter sido vencedor nas cinco esferas de disputa: estadual, regional, nacional, continental e mundial;
* Somados, nossos rivais São Paulo e Palmeiras têm menos títulos (13) do que nós (14) no século XXI;
* O Santos é o rival paulista que mais se aproxima da gente em conquistas, 11 no total. Porém, mais da metade desses troféus são de Campeonatos Paulistas (seis, ao todo);
* O Corinthians é o time que mais conquistou títulos nacionais no século: cinco no total (duas Copas do Brasil e três Brasileiros). Já o Internacional é o "rei" das conquistas internacionais: sete ao todo.
* Essa lista irá mudar em breve para Palmeiras ou Santos, pois ambos se enfrentam pela final da Copa do Brasil. Se o Palmeiras vencer, chega a 120 pontos e sobe para o 11º lugar. Se o Santos vencer, chega a 360 e fica na mesma. Já a posição do Corinthians fica inalterada, pelo menos até ano que vem!

Bem, o que acharam? Mudariam algo nos critérios, ou nas pontuações? Deixem suas opiniões nos comentários!

23 comentários:

  1. Por que só 1 mundial para o Corinthians???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. O Século XXI começa em 2001, portanto o Mundial de 2000 já não entra mais na conta. Obrigado por comentar!

      Excluir
    2. MEU irmão segundo as minha conta o século xxi começou em 2000

      Excluir
    3. Errado, começou em 2001. Uma pesquisa simples no Google resolve isso. Recomendo o link da Wikipédia sobre o conceito de século: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo

      Excluir
  2. Muito bom, ótima matéria.

    ResponderExcluir
  3. 30 pontos por ter ganhando o serie b e bobagem

    ResponderExcluir
  4. A materia esta muito boa. Sou colorado e admito que nao simpatizo muito com o Corinthians por razoes obvias, mas devo admitir que sua materia esta muito sensata. Apenas uma coisa que voce deveria ter acrescentado. Se voce considerou o Copa Suruga Bank, vencida pelo Inter, deveria tambem ter somado o titulo da Copa Dubai, em 2008 se nao me engano, que para mim foi ainda mais importante que a Suruga, pois o Inter venceu times europeus e nao asiaticos. Saudacoes do sul e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paolo, vamos lá. Considerei a Copa Suruga pois ela é um torneio oficial, organizado por entidades (Federação Japonesa e CONMEBOL) e tem critérios claros de participação. Já a Copa Dubai é um torneio amistoso, organizado de forma privada, onde os clubes participantes são convidados, sem critérios. Por isso considerei um e não o outro. Obrigado!

      Excluir
  5. Descontar SÓ 10 pontos para rebaixamento e brincadeira.
    Tem que ser curintiano, mesmo.
    REBAIXAMNENTO TEM QUE DESCONTAR 50 PONTOS, O VALOR DE UM TITULO, no mínimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh cabacinho, ele não descontou 10 pontos apenas de rebaixamento, os -10 pontos é o TOTAL de - Desconto Rebaixamento + Acréscimo Acesso à Série A.

      Excluir
  6. Cade a copa do brasil do Cruzeiro em 2003? sabe nem fazer um ranking descente

    ResponderExcluir
  7. Tem gente que so sabe "ler" figuras mesmo... o rebaixamento tira 25 do Corinthians... o -10 e o balanco entre cair e voltar a subir (15 pontos)... So podia ser anonimo mesmo :):)

    ResponderExcluir
  8. "Supercampeonato" paulista nem vale como título, tira isso daí

    ResponderExcluir
  9. Mas Daniel...não tem que se esperar até o final do século (2100) para se saber quem foi o maior campeão dele???? O Corinthians é o amior campeão da 1ª década e meia pois não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está implícito que a contagem é parcial, meu caro...

      Excluir
  10. 90 anos sem ganhar um titulo nacional e é o campeão do século? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro campeonato nacional data de 1959, o primeiro título do Corinthians data de 1990, portanto 31 anos depois (e não 90). Além do mais, isso foi no século XX, e o tema do post é o século XXI, portanto além de estúpido seu comentário está errado. Ou não leu o post ou não entendeu. Pense antes de comentar =)

      Excluir
  11. E a copa do Brasil do cruzeiro 2003?

    ResponderExcluir
  12. Que vergonha timinho de piiiiiii kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. ...delirou, o freguês!
    8 x 0 eterno!!!

    ResponderExcluir
  14. Chupa moderador covarde!!
    Publica ai... 8 x 0 eterno!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a goleada de 1933 né? Nossa, UAU, parabéns! E título nesse século, são quantos mesmo? Meia dúzia, contando as duas Segundonas? Por favor, se poupe, nos poupe. Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  15. Corinthians vai ser o maior desse século não ligo pro que os rivais dizem que o corinthians so ganhou título em 90 , sendo que o campeonato brasileiro só tinha começado em 59 aí vem nego dizer que o corinthians é time modinha

    ResponderExcluir