Últimas

LightBlog

quinta-feira, 7 de março de 2013

Pós-jogo Tijuana (MEX) 1x0 Corinthians - Tem que ter merecimento

Eae Fiel!

O Coringão viajou até o limite do México, quase nos EUA, para enfrentar o Tijuana pela Libertadores da América 2013, e saiu de lá derrotado pelo placar mínimo. Primeira derrota em 17 jogos de libertadores (2012 e 2013) e agora sem chance de recorde, por mais insignificante que isso seja diante da situação.


O Corinthians jogou mal. Não há o que dizer sobre isso. Jogamos mal e não merecíamos sair de lá com uma vitória.
No primeiro tempo de jogo, vimos que o Tijuana não é uma equipe ruim, aliás, é o maior desafio nesse grupo da Libertadores. A equipe é bem entrosada, tem um ataque veloz, sabe utilizar o costume com o camo sintético a seu favor, e bate pra caramba.
Pressionaram nos primeiros minutos e obrigaram nossa defesa a se movimentar bastante, e Gil e Cássio nos salvarem  por algumas vezes. O Corinthians demorou a se encontrar. Não conseguia sair da defesa com a pressão exercida na saída de bola, e buscava lançamentos longos e errava muitos passes.
O campo/quadra Society dificultava nosso jogo. Só começamos a nos encontrar no meio pro final do primeiro tempo, mas não chegávamos com perigo. O nosso meio campo não armava bem as jogadas e nossos atacantes passaram fome.
O jogo pouco jogado, como disse nosso treinador no intervalo. Com muito mais perigo para o adversário que soube jogar com suas características e anular nossas melhores saídas. Tivemos dois gols corretamente anulado de Paulinho, em duas poucas chances de ataque, sendo uma, de bola parada. Muito pouco.


Segundo tempo voltou com o mesmo time, mas o Corinthians pareceu mais organizado. Tentava jogar bola, sair com ela ao ataque, mas errava muitos passes e não pode contar com os dois meias, Danilo e Renato Augusto na armação, ambos só marcaram, e nisso Pato e Guerrero morriam de fome.
Só que numa bola parada levamos o gol. Vamos ao detalhes:
1- A falta que originou o gol, foi uma falta boba cometida por Renato Augusto, não precisava fazer a falta.
2- Falha do Cássio que saiu mal do gol (de novo!).
3- Falha do Alessandro, Gil e Paulo André que não acompanharam a jogada e deixaram 3 jogadores adversários sozinhos de frente pro gol.
4- O lance tinha impedimento, não marcado pelo bandeira, mas isso não apaga as falhas. Não tem que ficar contando com a marcação do juiz. Tem que ficar esperto na jogada,  porque arbitragem falha muito.

Vendo a necessidade de empatar o jogo o Corinthians tentou ir pra cima, mas ainda não tinha boa armação de jogadas com Danilo, nem com Renato Augusto, e Paulinho tentava aparecer mais na frente, sem grande sucesso. Guerrero e Pato tentavam se apresentar mas a bola não chegava com qualidade, e logo era perdida novamente.
Na tentativa de melhorar o meio campo o Tite sacou Renato Augusto e colocou Douglas, e tirou Alessandro para a entrada de Edenilson. Nada adiantou. Edenilson não apoiou como se esperava e Douglas fez mais um jogo desprezível.
Depois de uma eternidade, sacou Paulo André e colocou Romarinho, mas já era tarde.
Derrota que nos deixa complicados no grupo, sem depender de nós mesmos para sermos 1º colocados no encerramento da fase.



O Corinthians não jogou bola pra vencer. Me pareceu que foi buscar o empate lá no México, e quem entra em campo para empatar tem grandes chances de perder. E perdeu. O meio campo não jogou. Mal agredimos o adversário. A entrada do Romarinho foi tardia. Colocar a culpa na arbitragem é muito cômodo, mas a real é que não fizemos por merecer a vitória. O Time veio recuado desde o início, atacou pouco errou muitos passes, buscava lançamentos longos que quase nunca surtiam efeito, e insistia no erro.
Que fique de lição para que não se entre mais em campo para empatar jogo, para se defender. O Corinthians é muito grande para isso. Tem que se impor. Aquele domínio de jogo que vimos contra o Santos na ultima rodada do Paulista, não pode ser visto nesta quarta. E foi isso que faltou para nós.

Conceitos Individuais dos Guerreiros

Cássio: Ruim. Falhou no gol e vem falhando nas saídas. Acho que ainda tá machucado, não bate mais tiro de meta desde o jogo contra o Santos.
Alessandro: Ruim. Defensivamente foi bem, no geral, mas também falhou no gol. Não foi o maior culpado, mas ficou devendo, por não avançar ao ataque.
Gil: Bom. Mais um bom jogo do zagueiro. Talvez tenha sido nosso melhor em campo. Também cometeu falha no gol por não acompanhar, mas salvou outros tantos.
Paulo André: Ruim. O cara que fez o gol era de sua marcação. Ficou parado enquanto a bola era disputada na frente da meta.
Fábio Santos: Médio. Também ficou mais defensivo, e foi bem no geral, mas não se apresentou ao ataque e fez falta.
Ralf: Bom. Foi bem na marcação, e tentava ajudar na saída de bola. Foi um dos poucos destaques positivos.
Paulinho: Médio. Fez dois gols impedidos e depois sumiu. Só reapareceu depois de levarmos o gol. Se apresentou mais que ultimamente, tem mais a evoluir para chegar no nível do ano passado.
Renato Augusto: Ruim. Depois de uma grande partida contra o Santos, não conseguiu repetir a atuação e foi mal. Ficou preso na marcação. Defendeu bem, mas na sua principal função, armar o jogo e criar chances, foi mal. Não acertava nada.
Danilo: Ruim. Idem Renato augusto.
Pato: Médio. Não foi ruim porque não teve tantas chances de jogo., mas se movimentava e não se escondia. Achei que sentiu o gramado sintético e comprometeu seu rendimento.
Guerrero: Médio. Não dá pra crucificar. Mal recebia a bola. O meio campo não armou, não deu oportunidades e passou fome. Mas numa das únicas chances que tivemos foi numa boa jogada dele e um bom chute defendido pelo goleiro.
Douglas: Ruim.Veio pra resolver o problema da armação e MAIS UMA VEZ não conseguiu.  Foi mal. Começo a questionar se ainda tem futebol pra dar pelo Corinthians.
Edenilson: Médio. Não comprometeu mais não ajudou em muita coisa. Precisava ir mais ao ataque mas não o fez.
Romarinho: Sem conceito. Quase não jogou.
Tite: Ruim. Foi pro jogo pra empatar. Deixou isso claro com a forma de os meias marcarem. quando levamos o gol, tentou sair, mandar o time pra frente, mas não deu. Não acho que a entrada do Edenilson no lugar do Alessandro era a substituição correta. Foi trocar seis por meia dúzia. Arriscou tirando Paulo André e colocando Romarinho mas tarde de mais. Romarinho tem que entrar antes dos 15 do segundo pra render bem. Precisa fazer esse time jogar, urgentemente, depois de uma sequência de empates e agora essa derrota. Se a intenção era crescer dentro da competição, acho que já tá na hora disso acontecer.
Sábado pegamos Ituano no Pacaembu, agora com torcida, e provavelmente com equipe reserva, que os reservas façam bom jogo e coloquem pressão para os titulares jogarem mais, e que o Tite comece a pensar em como fazer a equipe render.

Concorda com a análise? Comente!

VAAAAAI CORINTHIANS!

Taça Libertadores da América 2013
3 jogos - 1 vitórias 1 empate e 1 derrota
4 pontos
2º colocado

Texto de Icaro Scuteri para o Blog do Fiel Corinthiano

Twitter: @Icaro_Scuteri
Tumblr: Icaro Longe Do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário