Últimas

LightBlog

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Corinthians de Natal: quando o Timão jogou em 25 de dezembro


Feliz Natal pra toda a Fiel!

E aí, como passaram a ceia? Na expectativa de ganharem um presente do Corinthians à meia noite, né? Mas ainda não rolou infelizmente... mas enfim. Vamos falar sobre reforços essa semana, ainda.

Hoje o post é diferente, sobre uma curiosidade bem interessante! O Meu Timão, mais cedo, trouxe para a torcida uma ótima lembrança, sobre as vezes em que o Timão entrou em campo para jogar em pleno 25 de dezembro. Pois é, algo impensável hoje em dia, já que cada vez mais os clubes se preocupam com calendário, preparação física, e nem mesmo o Mundial de Clubes da FIFA termina depois dessa data.

De acordo com a matéria, foram ao todo QUATRO vezes! Pude confirmar isso consultando outras fontes como o ótimo site Todo Poderoso Timão, que por sua vez usa como base para seu banco de dados o Almanaque do Corinthians, do jornalista e pesquisador Celso Unzelte, e o AcervoSCCP, do jornalista Rafael Valente.

A partir daí, fui me aprofundar sobre como foram esses jogos, um a um. Quer saber o resultado da pesquisa? Então confere aí:

1913: Germânia ? x ? Corinthians
Local: Parque Antarctica
Escalação (provável): Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzales; Francisco Police, Bianco e César; Américo, Couto, Alencar, Perez e Neco
Gols: desconhecido

Esse é um dos vários jogos do Corinthians cujo resultado não se sabe até hoje. Isso pois, segundo Unzelte conta em seu Almanaque, era comum entre a mídia da época anunciar a realização das partidas, mas sem publicar os resultados dos jogos no dia seguinte. Assim, fica até difícil saber com certeza absoluta se o jogo aconteceu.

Mas sabe-se uma coisa bem curiosa sobre essa partida: de acordo com o Correio Paulistano (veja aqui), ela foi organizada como parte dos festejos de Natal das escolas "Sete de Setembro", após a equipe realizadora desse evento convidar ambos os times para a disputa amistosa. É, definitivamente eram outros tempos, né?

1921: Palestra Itália 3x0 Corinthians
Local: Parque Antarctica
Escalação: Mário, Nando e Gano; Rafael, Amílcar e Ciasca; Américo, Neco, Garcia, Tatu e Rato. T: Guido Giacominelli
Gols: -
Recorte do jornal Folha da Noite (Crédito: Letícia Moreira/Folhapress)
Foi o único jogo oficial que o Corinthians disputou em um Natal. O "Derby de Natal" Era a partida mais importante do ano, pois poderia ser o jogo título paulista, caso o Timão vencesse. Mesmo se o resultado fosse um empate, lhe renderia o lugar em um jogo-extra com o Paulistano, onde o troféu seria decidido. Mas não foi o que aconteceu.

Outra curiosidade sobre esse jogo é que, com essa derrota, Corinthians e Palestra terminaram empatados em segundo, e como o posto valia a Taça A Capital (um jornal da época), ambos tiveram que fazer um jogo-desempate no início de 1922 para decidir a posse do troféu. Mas logo aos 20 minutos de jogo, os palestrinos discordaram da marcação de um pênalti e abandonaram o campo. No tribunal, os dois times foram declarados perdedores, e a taça ficou sem dono.

1932: Corinthians 5x1 Portuguesa
Local: Parque São Jorge
Escalação: Onça, Juvenal e Jaú; Nerino, Guimarães e Morganti; Mário, Acácio, Carlito, Feitiço e Rato II. T: José de Carlo
Gols: Acácio, Rato II, Guimarães e Feitiço (2)

Partida disputada em um domingo à tarde. Eram os primeiros anos do nosso estádio Alfredo Schürig, comprado em 1926 e reinaugurado em 1928. Foi o ano da Revolução Constitucionalista, que afetou o Campeonato Paulista, fazendo-o ser disputado em apenas um turno.

O ano de 1932 foi ruim para o Timão, que ainda sentia os efeitos do desmanche promovido em 1931 pela Lazio (ITA), que tirou 4 titulares do nosso elenco tricampeão estadual: Del Debbio, Filó, Rato e De Maria. Assim, o fim da temporada foi de amistosos, para tentar promover melhorias na equipe.

O Correio de São Paulo, no dia seguinte ao jogo, deu destaque às atuações do goleiro Onça e do defensor Jaú, além de citar a estreia do atacante Feitiço, que marcou duas vezes no jogo. Para o jornal, a partida (que contou com "assistência numerosa e entusiasta") foi disputada, sendo que a Portuguesa foi melhor no início, tanto que abriu o placar. Mas nos minutos finais do primeiro tempo o Timão virou, mesmo sem merecer segundo a reportagem. Já no segundo tempo, "o campeão do centenário imperou", marcando mais 3 vezes e sacramentando a goleada. Quem quiser ler a matéria completa pode acessá-la neste link.

1945: Corinthians 3x3 Libertad (PAR)
Local: Pacaembu
Escalação: Bino, Ariovaldo e Rubens; Hélio, Brandão e Palmer; Cláudio, Servílio, Macaraí (Jerônimo), Ruy (Bode) e Pipi (Lolo). T: Alcides de Souza Aguiar
Gols: Servílio (3)
O Libertad havia acabado de conquistar o Campeonato Paraguaio quando veio ao Brasil (Crédito: Wikimedia Commons)
Não foi o último jogo do ano! O Timão ainda jogaria dia 30 de dezembro contra o Palmeiras, um amistoso que também terminou em 3x3 no placar. 

A temporada em si não foi muito boa, assim como a década de 1940 como um todo. Apesar de ter bons times e conquistar alguns torneios como a Quinela de Ouro  em 42, de Paulista mesmo só o de 41... a partir de então, muitas campanhas boas que ficaram no quase. Assim foi em 1945, o ano em que a Segunda Guerra terminou.

Ainda bem que hoje em dia o calendário do futebol é menos pesado, e os clubes podem se dar uma pausa pelo menos no final de ano. Se bem que já tá dando saudade do Timão, né? Começa logo, 2019!

Nenhum comentário:

Postar um comentário