Últimas

LightBlog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Pós-Jogo Corinthians 3x0 Tijuana (MEX) - Na grama (natural) do Pacaembú, quem manda é o Timão!

Eae Fiel!

O Coringão mostrou a que veio esse ano e venceu e convenceu no Pacaembu na ultima quarta feira, contra o Tijuana. A equipe que impôs o primeiro revés Corinthiano na libertadores em 16 jogos, foi presa fácil, sem seus maiores jogadores: os efeitos de altitude elevada e quadra (aquilo não é um campo) de grama de plástico.


A mesma escalação que foi ao México, entrou no Pacaembu nesta quarta. Dessa vez o nosso setor de meio campo não só jogou, mas deu show. Dominou as ações. Renato Augusto ligadíssimo, veloz e com vontade e técnica. Danilo taticamente ótimo, desamava muito e cadenciava a partida quando necessário além de sempre aparecer como opção de passe.
E quando o meio campo joga bem, é certeza de gols, com nosso ataque formado por Guerrero e Pato.
Foi o que aconteceu. O Corinthians dominava e pressionava o adversário em busca do primeiro gol para dar a tranquilidade e ele saiu com Pato ainda no primeiro tempo pouco depois dos 25 min.
O gol saiu depois de uma pancada de Renato Augusto na trave. Mostra o quanto o meia foi importante.
Logo após marcar o gol, Pato teve de ser substituído, por sentir um incômodo na coxa. Já foi divulgado que não foi detectada lesão, e que não preocupa. Graças a São Jorge.

Pato substituído por Romarinho, e depois de 10 minutos o Corinthians balançava as redes de novo, agora com Guerrero. Golaço. Numa linda jogada pelo lado direito do campo, Paulinho encontrou renato augusto caindo por trás da defesa, o meia levantou a cabeça e tocou para Alessandro, que por sua vez, entregou para Guerrero em ótimas condições, de frente pro gol, com espaço pra bater. O sonho de todo atacante. E o cara é matador. Pegou forte de primeira e estufou a rede sem chances para o goleiro adversário. Corinthians 2x0.

Com o resultado construído o Corinthians passou a ser menos incisivo, e por vezes deixava o adversário com a posse de bola, sem oferecer muito perigo. Quando ia com a bola dominada , sempre era perigoso.
Mas o jogo era muito pegado. Muitas faltas. O time mexicano bate mais que o Anderson Silva e o Minotauro.

O jogo ficou mais morno no segundo tempo, o Tijuana é uma equipe limitadíssima, tem um ou outro bom jogador mas não é lá essas coisas. Tem sua força principal nos jogos em casa. No gramado do Pacaembu, não se viu nada do lado deles. O Corinthians, desacelerou e jogou bola. Só que viram que tava barato os 2x0 e quando surgiu a oportunidade matamos de vez o adversário.
Em cobrança de falta de Renato Augusto, Guerrero cabeceia pro meio e encontra Paulinho pra fechar a conta e passar a régua.
Ainda houve 2 substituições (Danilo e Renato saíram e entraram Douglas e Jorge Henrique) que não tiveram tempo de fazer mais nada. A goleada estava definida. A Fiel estava em festa.


A impressão do jogo foi que o Corinthians retomou a pegada de 2012. Jogou bem, venceu bem. O meio campo se acertou, o ataque voltou a ser efetivo e principalmente a defesa foi segura. Não levamos gol de bola parada, nem bola aérea. Essa equipe tem potencial para superar a de 2012, considerando que Renato é melhor que Alex, temos Guerrero pra centro avante, Pato é craque. Além de termos ótimas opções no banco de reservas, porque olhando pro banco via-se nomes como Romarinho, Sheik, Jorge Henrique, Douglas e Chicão. Em no mínimo 17 times da série A eles seriam titulares. Bom jogo. Bom público.

E deixo um apelo aqui pro pessoal que vai aos jogos no Tobogã do Pacaembu (eu estava lá, nessa oportunidade): Vamo cantar/gritar mais, gente! O jogo todo, não só quando as organizadas puxam! Muitos nem quando elas puxam, cantam.. Aí perde a graça de ir ver o jogo no paca. 

Conceitos Individuais dos Guerreiros

Cássio: Médio. Não teve tanto trabalho.
Alessandro: Médio. Quando atacava ia bem, tanto que deu a assistência no gol do Guerrero, mas defensivamente tá assustando, e muito!
Gil: Bom. Mais uma vez seguro, rápido e certeiro.
Paulo André: Bom. Apesar da baixa velocidade e de procurar um chutões que eu não entendo as vezes, foi seguro.
Fábio Santos: Médio. Apareceu pouco. Costumava avançar mais. Não criou problemas atrás.
Ralf: Ótimo. Impressionante a evolução dele nos últimos meses, dificilmente erra passe, vai pra cima, fica as vezes como ponta esquerda, e ainda é monstro na marcação. Pra mim um dos melhores do jogo.
Paulinho: Bom. Achei que ele andava muito sumido no jogo, até por isso o Ralf vinha se destacando, mas quando apareceu foi decisivo no primeiro gol e no terceiro.
Renato Augusto: Ótimo. O cara do jogo. Participou efetivamente dos 3 gols, dominou a meia direita. Jogou muito.
Danilo: Bom. Fez seu papel tático com maestria, e assim liberou Renato e Ralf pra jogarem como jogaram.
Pato: Bom. Fez o gol que abriu a goleada. Oportunismo. Puro oportunismo e saiu machucado. Pelo tempo de jogo tá ótimo.
Guerrero: Bom. Matador é matador. Quando chega com qualidade ele guarda. E tá jogando muito bem fazendo o Pivô e até quando sai da área pra buscar jogo. Sem contar a assistência pro Paulinho.
Romarinho: Médio. Ele tentou, mas não achou muita coisa. Acabava sendo parado na porrada, aí ficou difícil.
Douglas: Sem conceito. Nem suou.
Jorge Henrique: Idem.
Tite: Bom. Viu que o time tava bem e não mudou. Fez bem em ser cauteloso com o Pato, poderia agravar o problema. Quando o time abriu o placar, não deixou os caras se acomodarem e os fez pressionar. Com esse elenco motivado, fica fácil, né professor?
Acho difícil o time titular mudar muito disso, só deve entrar o Chicão mesmo.

Próximo jogo: Corinthians x União Barbarense, sábado, no Pacaembu, pelo Paulistão. Não precisa nem dizer que a vitória é obrigação, só por jogar no Pacaembu, né?
Teremos a partir de agora uma maratona de jogos pelo Paulistão. Até o fim do mês serão 5 jogos pelo estadual. Libertadores agora só em Abril. Vamos comparecer pra apoiar e manter nossa média de público lá em cima!

Concorda com a análise? Comente!

VAAAAAI CORINTHIANS!

Taça Libertadores da América 2013
4 jogos - 2 vitórias 1 empate e 1 derrota
7 pontos
2º colocado

Texto de Icaro Scuteri para o Blog do Fiel Corinthiano

Twitter: @Icaro_Scuteri
Tumblr: Icaro Longe Do Sol

PS. Desculpem o atraso no texto, realmente não teve como postar antes, cheguei tarde do Pacaembu e estive sem internet na quinta feira toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário