O Corinthians enfrentou o União Barbarense, nesse sábado, pela 12º rodada do Paulistão 2013, com um time quase totalmente reserva, e não decepcionou.
Entramos com Júlio César, Edenilson, Chicão, Gil, Fábio Santos, Ralf, Guilherme, Jorge Henrique, Romarinho e Émerson Sheik.
O Time do interior paulista veio com uma proposta clara de jogo: Marcação forte, não levar gols e tentar o empate. E como tantos outros clubes pequenos, faziam seu jogo da vida contra o Corinthians.
Com isso o primeiro tempo acabou com placar em branco. Não por falta de vontade Corinthiana, mas por claramente a equipe adversária usar uma tática onde todos os jogadores viraram zagueiros. Procuravam dar poucos espaços para o Corinthians criar e quando saia uma boa jogada armada, logo era parada com falta. Muitas faltas foram efetuadas para matar nosso ímpeto ofensivo, me admira nenhum jogador ter sido expulso.
O primeiro tempo acabou com o Corinthians muito superior, sempre ofensivo, mas sofrendo muitas faltas e pecando um pouco na falta de velocidade e passes rápidos.
Corinthians voltou melhor ainda no segundo tempo. Dessa vez trocando passes rápidos e certeiros, jogando pelos lados do campo e buscando o gol. Logo o Corinthians chegou ao primeiro gol, depois de ótima jogada em velocidade de Émerson Sheik, que levantou a cabeça e cruzou rasteiro, na medida para Douglas estufar a rede. Sheik estava muito bem no jogo, indo pra cima, driblando e tocando com precisão. Era o jogo pra ele.
Com o gol a equipe de Santa Barbara, ameaçou uma mudança de postura para talvez buscar o empate, mas logo se deu conta que o 1x0 era o melhor que eles poderiam conseguir. O Corinthians continuava pressionando e buscando o segundo gol, coisa que não era vista neste ano. Sempre que se abria o placar recuava e oferecia ao adversário a chance de crescer, e acabava por perder pontos importantes. Foi assim contra o São Caetano, Palmeiras, San José...
Dessa vez foi diferente, o Corinthians não deu chance ao adversário, e logo teve um penalti a seu favor. Pensei: "Por favor Sheik, não tenta, deixa pra outra cara, você já tá jogando muito, não precisa disso."
Foi Chicão na bola. O zagueiro artilheiro, perdeu. Não achei que bateu mal. O goleiro foi bem e pegou, mas né, penalti não pode perder.
Porém, isso não fez diferença, já que tínhamos um Émerson Sheik inspirado, pra passar de 4 marcadores e encontrar Jorge Henrique em condições de encher o pé mandar pra rede. Golaço.
Com o resultado construído, Tite ainda colocou Paulinho, Renato Augusto e Giovanni.
Já era fim de jogo, mas faltava mais uma coisa. Renato Augusto, que vinha fazendo grandes atuações, ainda não tinha marcado um gol com a camisa do Timão.
Foi numa jogada começada por ele que Giovanni arriscou o arremate que desviou e caiu nos pés do meia que dominou como craque e finalizou como gênio. De cobertura matou o jogo e fechou a goleada Corinthiana. Golaço Golaço Golaço! Prevejo Seleção Brasileira se mantiver o nível, não sei se isso é bom ou ruim pra nós, que o perderíamos por alguns jogos..
O Corinthians mostrou força de elenco, e liderados por Émerson, venceu com propriedade o fraco time do União Barbarense. Émerson não marcou gol, mas foi o dono do jogo. O meio campo com Douglas e Jorge Henrique funcionou o que nos deu muitas oportunidades para construir essa goleada.
O que fica de positivo além dos 3 pontos e volta do Sheik, é que a equipe mantém o padrão de jogo independente de quem jogue. Todos sabemos como o Corinthians joga. Contra o Tijuana ou contra o União Barbarense. Há variações por conta de características, mas a base tática se mantém. Mérito da comissão técnica.
Conceitos Individuais dos Guerreiros
Júlio César: Médio. Não trabalhou. Devia ter pago ingresso.
VAAAAAI CORINTHIANS!
Campeonato Paulista 2013
12 jogos - 5 vitórias 6 empates e 1 derrota
21 pontos
5º colocado
Texto de Icaro Scuteri para o Blog do Fiel Corinthiano
Twitter: @Icaro_Scuteri
Tumblr: Icaro Longe Do Sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário