Últimas

LightBlog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Corinthians 2013: dilema entre o 4-4-2 e o 4-3-3


E então Fiel, ainda mal por causa do Timãozinho?? Paciência né, o que importa é que alguns bons nomes podem ser aproveitados, certo?

Mas enfim, o assunto é outro. No começo do ano, dia 5 de janeiro, postei aqui um desafio aos leitores do blog: que montassem seu Corinthians ideal para essa temporada. Coloquei os nomes do todos os jogadores do elenco, mais os reforços, e pedi que comentassem, no blog e nos grupos do Facebook onde participo, com a escalação e esquema que eles consideravam ideais!

Bom, vamos ver o resultado?
 
Dúvida entre o 4-4-2 e o 4-3-3

Desde 2008, quando Mano Menezes assumiu o Corinthians, a utilização do esquema 4-3-3 dependia muito da presença de um bom centroavante no elenco, como Ronaldo em 2009-10. Quando não o tínhamos, a preferência foi pelo 4-4-2.

Essa dúvida permanece entre os torcedores: das 15 participações, 7 votaram pelo 4-3-3 e outros 7 pelo 4-4-2. Um torcedor preferiu o 4-2-3-1, considerado o "esquema da moda" por alguns comentaristas por aí, e que já foi usado no Timão, tanto por Mano Menezes quanto por Tite.

Defesa completamente absoluta

Dos cinco jogadores de defesa, dois foram escolhidos por todos os 15 torcedores que votaram: Cássio e Chicão. Mas os outros escolhidos também tiveram grande vantagem... e no fim das contas a defesa campeã mundial permeneceu sendo a "ideal", para os nossos fiéis leitores... rs




Edenilson foi colocado improvisado no lugar de Alessandro por um torcedor, e Denner, no de Fábio Santos, por 2 torcedores. Gil foi lembrado por três fiéis, somente. Seria sinal de que ainda não tem a total confiança da torcida? Ou sinal de que a maioria acha que não precisamos mudar nada na defesa?

Paulinho e Ralf unânimes - mas só eles


Ralf e Paulinho foram outros que não saíram do time ideal de jeito nenhum: foram lembrados por todos os torcedores.

A contratação de Renato Augusto mexeu com o imaginário dos torcedores que participaram da "enquete". Ele desbancou Douglas e Danilo e foi o jogador mais lembrado pelos torcedores: nove o citaram na pesquisa. Danilo foi o segundo mais lembrado, com uma citação a menos, enquanto Douglas virou reserva de vez, com apenas quatro citações.


Já no ataque, muito equilíbrio: Paolo Guerrero e Emerson Sheik foram os mais citados, o recém-contratado Alexandre Pato ficou perto, tendo apenas uma citação a menos do que eles.

Mesmo assim, já foi muito mais lembrado que ídolos da torcida, como Romarinho e Jorge Henrique.


O Corinthians ideal (4-3-3):
Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Renato Augusto; Sheik, Pato e Guerrero


O Corinthians ideal (4-4-2):
Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Sheik e Guerrero


E então, o que acharam? Gostaria de ter feito essa pesquisa com mais gente, mas paciência... quem sabe mais tarde?

Comente sobre os times formados acima!

E Vai Corinthians!!!

Um comentário:

  1. Dois belos times,apenas mudaria no 4-3-3,colocaria o Danilo no lugar do Renato Augusto,pois acredito q Danilo seja melhor armador,ñ dizendo q R.A é ruim,apenas digo q Danilo é melhor nessa função.

    ResponderExcluir