Últimas

LightBlog

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Análise: a defesa do Corinthians precisa mesmo de Dedé?


E então, torcida? Como tá a a saudade de ver o Timão jogar? Finalmente faltam poucos dias...

Nos últimos dias, as notícias sobre o time e os jogadores têm perdido espaço para outro assunto: Dedé.

Começou como uma mera especulação, daquelas que surgem de vez em quando aos montes. Como as que colocaram Kaká a um passo de ser o novo reforço do Corinthians; como nas várias vezes em que conseguimos "trazer de volta" o Carlitos Tevez; poderia dar vários exemplos, mas esse não é o tema do post de hoje.

A questão é que as especulações tomaram corpo, graças à parte da torcida e à mídia: "O Mito pode estar chegando ao Corinthians!"... "Agora a zaga fica imbatível!"..."Com Dedé ninguém segura... vamos ganhar tudo!!!".

Montagens pra lá... pedidos à diretoria pra comprar o jogador pra lá... chegou-se ao ponto de fazer campanha no Facebook do cara, pedindo pra que ele "aceitasse" uma proposta que nem sabemos se algum dia chegou a existir.

Essa parte da torcida ignora algumas coisas: que o Dedé tem seus direitos fatiados (o que dificulta muito os negócios); que sua multa integral é de R$ 70 milhões; que sem o aval do Vasco, simplesmente não há negócio...

Mas ignoram, com certeza, o fato mais relevante e importante de todos: NÃO PRECISAMOS DELE! 

Fiz uma pesquisa rápida e pelos números que vou mostrar abaixo, fica difícil entender o porquê desse desespero em ter o "Mito" no nosso time. Veja abaixo os números do desempenho da defesa corinthiana em todos os campeonatos desde 2008:


Como é possível conferir, nos últimos 5 anos, a defesa do Corinthians foi a MELHOR em nada menos do que sete dos 12 campeonatos onde foi possível fazer essa estatística. Em outros dois torneios, foi a segunda melhor; e em somente um deles (o Brasileiro-2009) a defesa não foi uma das cinco melhores.

Em São Paulo, a superioridade é absoluta: desde 2008, somente em 2011 não tivemos a melhor defesa, e mesmo assim, naquele campeonato fomos a segunda defesa menos vazada.

Chicão e William, a defesa titular de 2008
Nesses últimos cinco anos, não foram poucos os jogadores passaram pela defesa do Timão, e mesmo assim, a consistência foi mantida! Veja:

2008: Chicão, William, Fábio Ferreira, Renato, Diego, Alves
2009: Chicão, William, Renato, Diego, Jean
2010: Chicão, William, Renato, Paulo André, Leandro Castán, Thiago Heleno
2011: Chicão, Paulo André, Leandro Castán, Wallace, André Vinicius, Lucão
2012: Chicão, Paulo André, Leandro Castán, Wallace, Felipe, Marquinhos, Anderson Polga

Para 2013 já teremos Gil, um reforço jovem, e compatível com o perfil de contratações do Timão; não sei se dará certo, tampouco sei se nessa temporada seguiremos sendo uma boa e sólida defesa. O que sei é que nenhum dos zagueiros acima chegou no Corinthians com status de estrela, e nunca uma negociação de zagueiro rendeu tanto pano pra manga.

Quem exige Dedé com tanto fervor praticamente entrega aos nossos zagueiros um atestado de incapacidade; como se eles não estivessem fazendo da defesa do Corinthians A MELHOR DO BRASIL. HÁ CINCO ANOS.

Não creio que eles mereçam isso; eles podem se virar sem o "Mito", não?

Eu confio; e digo, sem medo de errar: não precisamos de Dedé!

2 comentários:

  1. É só ver as vezes q o cassio salvou as cagadas dos zagueiros, melhor zagueiro do brasil é o dedé, se puder ter ele no time, pq não?? Não é nenhuma urgência um zagueiro hj, mas se como os dirigentes do próprio time ja disseram, se for um bom negocio pro clube, tem q contratar mesmo.

    ResponderExcluir
  2. na minha opnião , dedé seria um especie de paulinho , que de vez em quanto aparece.
    e outra uma hora será vendido e provavelmente com lucro para todos.
    e ainda existe a 3 possibilidade de pela pouca idade de dedé ele ficar muitos anos na defesa nossa.

    ResponderExcluir