Últimas

LightBlog

domingo, 6 de janeiro de 2013

Copinha: honrem a camisa, molecada


Aos jogadores do Corinthians nessa Copinha:

Hoje, vocês vão ajudar 30 milhões de torcedores a matar (um pouco) a saudade de ver o Corinthians jogar... a Copa São Paulo nos salva da loucura todo começo de ano!

Mais tarde, em Araras, vocês jogam contra o XV de Piracicaba, num torneio do qual somos os maiorais: em 43 edições de Copinha, disputamos 15 finais e em 8 delas fomos campeões... inclusive na última, lembram?

Nesse blog já falei um pouco sobre como vai ser esse campeonato e sobre o nosso grupo (AQUI), mas hoje o assunto é diferente: hoje quero falar pra vocês sobre o peso da nossa tradição nesse campeonato.

Nossa tradição na Copinha é flagrante, e eu tenho certeza de que isso é um tremendo peso nas costas de cada um de vocês, jovens guerreiros. Tenho certeza de que cada um cresceu assistindo às finais que nos deram os últimos títulos, e ouvindo falar sobre os das décadas passadas! Afinal, começamos as conquistas muito cedo...

Logo na primeira edição, em 1969, vencemos o Nacional-SP e conquistamos a taça. E no ano seguinte, ficamos com o bi em cima do Palmeiras. Mas nos anos  seguintes, apesar de sempre estar nas fases finais, o tri não vinha. Chegamos a ser vice-campeões, em 1973 (para o Fluminense), 1976 (para o Atlético-MG), 1978 (para o Internacional) e 1984 (para o Santos).
Isso só acabou quando em 1995, após um empate em 2x2, ganhamos a prorrogação por 1x0 contra a Ponte Preta e fomos tri!

Fabinho e Edu levantam as taças de 1995 e 1999, respectivamente

Em 1999 veio o tetra, com sete vitórias e gol na final do nosso atual gerente, Edu Gaspar. Ele subiria para o profissional e teria o seu auge no Corinthians em 2000, na conquista do Mundial de Clubes da FIFA. Aliás, esse deve ser o sonho de muitos de vocês, não?

Os últimos títulos, a maioria presenciou... talvez até tenham ido ao Pacaembu ver a final!

Em 2004, tivemos o prazer de vencer o São Paulo, com aquele time que tinha Jô e Rosinei. E no ano seguinte, contra o Nacional-SP, veio o hexa, naquela virada por 3x1. Esse era o time do goleiro Júlio César, que até hoje está no Corinthians.

Em 2009, de novo demos sorte: título da Copinha e ano de sucesso para os profissionais! Se em janeiro lotamos o Pacaembu para ver a vitória contra o Atlético-PR (gols de Jadson e Fernando Henrique), durante o ano vimos Ronaldo em campo nas conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil!

E o que dizer do ano passado? Repetimos a dose!!! Ganhamos o octa contra o segundo maior campeão do torneio, o pentacampeão Fluminense: vitória por 2 a 1, de virada; e em seguida vimos o ano seguir perfeitamente, com a conquista da Libertadores e o bi Mundial!

Time campeão de 2012

Esse ano, eu sei que será mais difícil. Afinal, vocês são um time sub-19... 24 de vocês nasceram entre 1994 e 1995 e são no mínimo um ano mais novos do que a grande maioria dos nossos rivais. E eu sei que vocês pensam nisso.

Mas acreditem, ser uma equipe mais nova não lhes tira o direito de sonhar com uma conquista! Na verdade, o que o Corinthians quer de vocês é simplesmente o que a Copa SP faz por tradição: gerar craques, grandes talentos. E nós, torcedores, queremos somente que vocês desenvolvam seu futebol pra no futuro, vestir a camisa dos profissionais e nos dar orgulho de ver pratas-da-casa conquistando títulos e mais títulos! E jogar a Copinha com essa idade faz parte desse processo.

Pois, de que adiantou quatro títulos nas últimas oito edições se tão poucos de vocês subiram para o profissional em condições reais de disputar vaga de titular?

Vocês terão a oportunidade de uma vida, pra mostrar que têm a raça, a vontade, o brio necessário pra jogar no Corinthians; terão a chance de ouro de lutar pela camisa que vestem e de provar que honram a  tradição do Sport Club Corinthians Paulista na Copa São Paulo!!

Afinal, é disso que se formam os vencedores, certo? 

Boa sorte, moleques! Rumo a mais um título!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário