Últimas

LightBlog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Raio-X: adversários do Corinthians na Libertadores-2013


Salve!

A Libertadores-2013 já começou!

Hoje ocorreu o sorteio dos grupos da Libertadores. E muito melhor do que ano passado, quando apenas alguns poucos times estavam definidos e os grupos ficaram cheios de "Peru 3"... "Argentina 4"... ninguém podia avaliar direito se os grupos ficaram fortes ou não. Dessa vez, TODOS os 38 times estavam definidos!

Mas, esse ano, outra coisa foi diferente também: QUANTA POLITICAGEM!!! Meu Deus, demorou um ano pra começarem a sortear os times...

Pelo menos o Corinthians foi ABSOLUTO nas citações, a cada minuto era citado e aplaudido pela conquista do Mundial... segura essa, antis!

E depois de mais de meia hora, o sorteio foi feito. E o grupo do Corinthians foi definido:

GRUPO 5 DA LIBERTADORES-2013:


  SAN JOSE DE ORURO

País: Bolívia
Fundado em: 1942
Principais títulos: 1 Torneio Integrado. 1 Copa Simón Bolívar, 2 Campeonatos Bolivianos
Posição no Ranking CONMEBOL: 72 (10 de dezembro)
Posição no Ranking IFFHS: não consta
Participações em Libertadores: 4 (a última em 2008)
Melhor posição: Segunda fase (1996)
Destaques:  ninguém conhecido do futebol brasileiro
Como chegou ao Mundial-2012: O San Jose foi vice-campeão tanto do torneio Clausura quanto do Apertura, o que lhe deu a vaga para a Libertadores-2013.

O San José foi fundado em 1942, mas nessa época o futebol na Bolívia era em sua maioria amador. Somente na década de 1970 houve o profissionalismo, e o clube foi um dos times fundadores da Liga del Fútbol Profesional Boliviano. Nos primeiros anos dessa competição, a equipe conseguiu bons resultados, porém sem títulos. Nos anos seguintes, a situação piorou e o San José não conseguiu mais do que campanhas ruins.

A década de 90 foi a mais vitoriosa do clube. Além de dois vice-campeonatos bolivianos seguidos, em 1992 e 1993, o clube foi pela primeira vez campeão em 1995.

No início dos anos 2000 não foi muito bom para o clube, que chegou a jogar a Segunda divisão boliviana ( retornando a elite com o título em 2001), mas em 2007 o clube conseguiu ser novamente campeão boliviano.

  

  CLUB DEPORTIVO LOS MILLONARIOS
País: Colômbia
Fundado em:
 1937
Principais títulos:
1 Pequena Taça do Mundo, 1 Copa Merconorte, 14 Campeonatos Colombianos e 3 Copas da ColômbiaPosição no Ranking CONMEBOL: 38 (10 de dezembro)
Posição no Ranking IFFHS: 73 (novembro)
Participações em Libertadores: 14
Melhor posição: Semifinal (1960)
Destaques: O zagueiro panamenho Torres e o atacante comolbiano Rentería
Como chegou ao Mundial-2012: Campeão do último Torneio Finalización 
 
O Millonarios foi fundado em 1937 com o nome de Juventud Bogotana, por estudantes do colégio San Bartolomé em Bogotá. 
É o maior Campeão Colombiano, tendo conquistado 14 Títulos Nacionais, e também o maior vencedor da Copa Colômbia, com três títulos conquistados.

É o primeiro colocado no Ranking do futebol profissional Colombiano e foi o ganhador da última edição da Copa Merconorte, em 2001. 
A melhor fase do time foi nas décadas de 1940 e 1950, quando o time conquistou vários títulos nacionais e surpreendeu com bom desempenho em excursões pela Europa e na disputa da Pequena Copa do Mundo de 1953, onde conquistou o título com o craque argentino Alfredo Di Stefano em campo e tendo seu time chamado de "Ballet Azul", devido ao bom futebol apresentado.
Acabou de ser semifinalista da Copa Sul-Americana, perdendo para o Tigre, da Argentina.  


  CLUB TIJUANA XOLOITZCUINTLES DE CALIENTE
País: México
Fundado em:
2007
Principais títulos:
1 Liga de Ascenso, 1 Apertura de Ascenso, 1 Apertura da Primeira DivisãoPosição no Ranking CONCACAF: não consta
Posição no Ranking IFFHS: 272 (novembro)
Participações em Libertadores: estreante
Melhor posição: -
Destaques: O argentino Javier Gandolfi
Como chegou ao Mundial-2012: 2º melhor colocado na fase classificatória do Apertura 2012

O Club Tijuana foi fundado em 2007. O nome da equipe foi posteriormente alterado para Club Tijuana Xoloitzcuintles De Caliente. Logo que fundado, o clube ganhou um estádio, construído pelo seu dono, Jorge Hank Rhon. O Estadio Caliente tem capacidade para 33.333 pessoas, e fica perto do Agua Caliente Racetrack.

O objetivo do Tijuana a curto prazo era ser promovido para a elite do futebol mexicano em 2011, após serem campeões do Torneo Apertura 2010 depois de derrotar o Veracruz por 3x0 em uma série de duas partidas. Ainda fariam história, esse ano, ao conquistar o Apertura da Primeira Divisão em cima do Toluca, com duas vitórias. 

--X-- 

OPINIÃO DO BLOG: 

Dos três adversário, de longe o Millonarios é o que deve dar mais trabalho. Time ajustado, que mostrou na Sul-Americana que tem suas qualidades, e uma das melhores é o equilíbrio técnico. Não costuma arriscar muito fora de casa, e consegue bons resultados dessa forma. Em casa, sofre poucos gols e conta com a torcida para conquistar boas vitórias. 

Quanto a Tijuana e San Jose, são dois clubes que contarão demais com o desgaste da viagem entre São Paulo e suas cidades para colher ao menos um empate do Corinthians. Não têm grandes destaques individuais e não possuem grande tradição local.

O Corinthians pode, levando a sério todos os seis jogos, passar invicto pela primeira fase, conquistando entre 14 e 16 pontos. Quem sabe vencer as seis partidas? 

É bom lembrar que muitos grupos fortes foram formados, e mais do que nunca será importante ser um dos melhores da fase de grupos. Vamos esperar!

Vai Corinthians!!!

2 comentários:

  1. Acho que podemos arriscar contra o Milionários no jogo de visitante e buscar vitória, nada de 1 ponto, cara

    ResponderExcluir
  2. Hoje Milionarios é o BRASIL na Libertadores !!!!

    ResponderExcluir