Últimas

LightBlog

sábado, 29 de junho de 2013

Um ano de Fiel Corinthiano... graças a vocês!


Há exatos 365 dias, eu tirava do papel uma ideia... mais do que isso: um sonho. Sempre gostei de escrever, mas faltava tempo... faltava vontade... faltava a ferramenta certa, aquela circunstância que me fizesse sair do comodismo e me arriscar a dividir minhas ideias com amigos e desconhecidos. Encontrei essa circunstância no momento mais importante da minha vida de corinthiano: a final da Libertadores. Será que a criação do blog deu sorte pro Timão? Gosto de pensar que sim!

Não é fácil se expor em uma rede mundial. É preciso ter alguma coragem, um pouco de auto-confiança e MUITA cara-de-pau pra escrever o que se pensa, ciente de que NINGUÉM concorde com você. 

E pessoalmente, isso é um problema. Sou meio cabeça-dura, tenho opiniões meio difíceis. E ler (e ter que aprovar rs) comentários críticos nunca foi fácil. Mas era necessário, e isso tem me ajudado de uma forma que vocês não fazem ideia. Meu primeiro obrigado é pra vocês, que me criticaram quando escrevi besteira.

Com o tempo, outras pressões surgem. Pessoas passam a acompanhar o blog e cobram qualidade de seus textos... você passa a ver os números do blog aumentarem e se pressiona a sempre aumentá-los. E as barreiras vão sendo ultrapassadas. Eu lembro do primeiro texto que passou dos 100 acessos: "Corinthians S/A: a segunda revolução da história do futebol brasileiro". Fiquei muito feliz. Não era um plano ver mais de cem pessoas lendo um texto de um blog despropositado como o meu!

Então, os primeiros parceiros. Conheci a Larissa por meio do perfil sobre o Corinthians que ela mantém... adorei seus textos e a convidei. A parceria rendeu belos posts, como o "7 curiosidades que você não sabia sobre o título corintiano de 1977" (o primeiro a passar dos 200 - e dos 300 - acessos). Já o Paolo, bem, foi meu colega de classe na escola, corinthiano apaixonado e escritor talentoso. Seus textos fazem falta. Como o "Sou Corinthians a cada momento!"... meu segundo obrigado é pra vocês dois!

Em outubro começo a série de posts sobre o Corinthian Club, projeto que me orgulha muito - apesar de não ter tanto apelo assim. O primeiro da série foi o primeiro post meu a ter mais de 200 acessos. Foram os primeiros posts a serem divulgados por outras pessoas, que não eu.: a página do Corinthian no Facebook fez isso, o que me deixou a sensação de que ia no caminho certo. A parceria com o blog Antiporco me deixou mais confiante ainda - e meu terceiro obrigado é para o Junior!

Em dezembro, o divisor de águas: o texto sobre as "7 verdades sobre a Copa Intercontinental que nenhum anti quer saber!". Nova horas de pesquisa, um texto quilométrico... e despretencioso. Não o fiz esperando os mais de 3600 acesso que.atualmente ele tem. Nem esperava que houvesse 66 comentários na página do post. Mas o que vou fazer se os antis se ofenderam? 

Acho que foi esse post que me deu o impulso pra mudar o layout do blog e buscar novas parcerias - e novos autores. Então, surgiram A partir de então, tudo foi lucro. Não financeiro, pois nada recebo pelo blog. Mas sim, lucro pessoal. Psicológico. Eu me sinto bem escrevendo no blog. Me sinto mais corinthiano... ao defender o time, sinto que estou fazendo algo pelo clube, e essa sensação é indescritível. Creio que todo blogueiro corinthiano compartilha dessa sensação, e eu me prgulho de fazer parte desse time.

Começa 2013, e em janeiro fecho a que talvez seja a parceria mais importante do blog: com o hoje grande amigo Ítalo Zucareli. A divulgação dos posts nas suas páginas do Facebook (sobretudo na Aposto que Consigo Achar Um Milhão de Pessoas que Amam o Corinthians) e seu apoio incondicional me ajudaram demais. Mais um obrigado, pra você: valeu Ítalo!

Provavelmente a parceria mais importante do blog, até hoje!
Também em janeiro começa a parceria com o nosso o analista tático: Icaro Scuteri, responsável pelos pós-jogos. Bom texto, sempre paciente, pontual e responsável, não vejo o blog sem essas análises. Mais um obrigado, ao twitteiro e grande amigo Icaro! (vê se faz um Facebook, por favor rs)!

Os dois últimos autores são mais recentes, mas muito importantes. Sem eles, nunca tiraria do papel um projeto antigo, ao qual tenho muito carinho: divulgar o Corinthians Steamrollers e sua força no futebol americano nacional. Em abril, quando procurei pessoas para escreverem no blog, nunca esperaria que o post "Descubra quem vai comentar o Futebol Americano no blog!" anunciaria como novos autores um jornalista, ex-jogador do time, e o atual vice-presidente da equipe (e jogador). 

Victor, Marcel, também não vejo o blog sem o apoio de vocês. Meu muito obrigado aos dois... muitos corinthianos conheceram o blog por meio de seus textos, e passaram a apoiar o FA também, tenho certeza!

Não posso deixar de agradecer ao Will e ao Victor Hugo ao suporte em pesquisas e divulgações nos seus blogs, Blog do Will2S e Todo Poderoso Timão; muito menos de agradecer o apoio do Meu Timão, da Vai Corinthians e da SIGA Corinthians na repostagem dos textos do blog. E nem dos amigos Jagno e Julio César, que trocam divulgação comigo nos blogs Confraria Alvi-Negra e Inter de Milão - Brasil

Também preciso citar a maior conquista que o blog me proporcionou: ingressar na República Popular do Corinthians como Governador. Foi o maior sinal de todos que estava conseguindo fazer do blog o que ele é: um local de exaltação e defesa do Corinthians. Antes de tudo, é isso o que ele é. E agradeço a todos que, de uma forma ou outra, tornam isso possível. Me orgulho de fazer parte da RPC e quero ajudar cada vez mais!

Um ano depois, 45.446 acessos (até agora rs)
Por fim, quero agradecer a você, leitor. Corinthiano ou não, que tenha visitado o blog uma ou vinte vezes, agradeço que algum post tenha interessado a você. Não imaginava, em julho de 2012, estar aqui, com o blog ativo e com quase 45 mil acessos, vindos de mais de 40 países. Para mim, um estudante de jornalismo, morando na Baixada, são números bons até demais. São números suficientes pra me fazerem continunar, e querer sempre mais! 

Espero continuar contando com o apoio de vocês, e que em 29 de junho de 2014 eu esteja aqui, escrevendo mais um post, para comemorar os 2 anos de blog - e a visita número 1 milhão... será?

Ué, por que não sonhar um pouco?

OBRIGADO A TODOS!

3 comentários:

  1. certeza que você consiguirá! parabéns cara! [vida a longa ao blog, e ao seu "relator"...abração

    ResponderExcluir
  2. Cara, Seu blog é o MELHOR sobre o Corinthians!
    Sem demagogia e sem faltar com o respeitos aos outros blogueiros.

    Mas seus textos são incríveis! Você sim merecia ter um emprego em um grande portal sobre esportes, ao invés de alguns pseudo-jornalistas que conhecemos!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro Daniel!

    Parabéns pelo primeiro aniversário do blog!
    O seu trabalho de pesquisa é muito bom!

    O conteúdo histórico e os posts são sempre diferenciados e interessantes!

    Parabéns mesmo!

    Abraços!

    ResponderExcluir