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quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Marca da Arena - Parte 3: Zurich Insurance Group

Fala Fiel!

Quero pedir desculpas pela demora em dar continuidade a essa série de posts... outros assuntos surgiram, e meu tempo pra pesquisar ficou meio escasso... mas agora estou de férias e tenho BEM mais tempo, pra colocar essa e outras séries em dia!

Só lamento que a venda dos naming rights da nossa Arena AINDA não tenha tido um desfecho... as brechas que permitem a existência de tantas especulações seguem abertas. Então amos continuar fuçando as empresas que surgem como possíveis compradoras. Depois da Etihad Arways e da Cervejaria Petrópolis, é a vez da Zurich Insurance Group, conhecida no Brasil como Zurich Seguros. Vamos lá?

Como surgiu a especulação?

A informação surgiu no dia 12 de junho, através da coluna Radar On-line, da Veja (link). O texto cita a desistência da Petrópolis e a manutenção do interesse da Etihad e da Zurich, afirmando ainda que o acerto deve ocorrer entre julho e agosto. Pra variar, não foi confirmada nem desmentida pelo Corinthians.

E que empresa é a Zurich?

A Zurich não é exatamente conhecida no Brasil, mas é uma grande empresa global de seguros. Foi fundada como "Versicherungs-Verein" (Associação de Seguros) em 1872, como uma resseguradora da Schweiz Marine Company.

Somente em 2000 se tornou a empresa que é, após uma série de aquisições. Em abril de 2012, a Zurich Financial Services mudou seu nome para Zurich Insurance Group, depois de modificar seu leque de serviços para focar nos seguros.

Com sede em Zurique (Suíça), a empresa é a maior seguradora da Suíça, e foi indicada como a 79ª maior empresa pública do mundo. Atende a clientes em mais de 170 países, empregando cerca de 60 mil pessoas, possuindo um patrimônio líquido de US$ 31,6 bilhões em 2011.

Ano passado, ela promoveu uma inusitada ação de marketing no estádio do Pacaembu. Minutos antes do jogo Palmeiras x Santos, a empresa promoveu uma inesperada "alteração de calendário", fingindo que na verdade o jogo que ocorreria seria São Paulo x Corinthians. A ação contou com jogadores e trio de arbitragem falsos, crianças que entraram em campo junto com eles e até mesmo com o narrador oficial do estádio,que escalou ambos os times. Veja como foi a ação:



Engajamento social

A Zurich possui um histórico de ações sociais. Em 2009, ela recebeu o prêmio Charity Times de "melhores serviços de seguros". Além disso, desde 1972 a empresa doou mais de £ 60 milhões (R$ 200 milhões) para mais de 600 organizações sociais e instituições de caridade, beneficiando mais de 80 mil pessoas.

A empresa também mantém uma fundação, a Z Zurich Foundation, cuja missão é ajudar indivíduos e comunidades a gerenciar os riscos em investimentos. Esse trabalho envolve entidades sem fins lucrativos como a Practical Action, a Rainforest Alliance, e as Sociedades da Cruz Vermelha. Em março de 2012, a Z Zurich recebeu um aporte de US$ 100 milhões para suas atividades.

Envolvimento com o Corinthians

Já existe um envolvimento entre a Zurich e o Corinthians, ele foi acertado recentemente, para a comercialização de seguros.

O negócio foi fechado em outubro de 2012, através do lançamento do seguro "A Sorte é Fiel". O produto oferece proteção contra acidentes pessoais, oferecendo cobertura por morte acidental e também por invalidez permanente.

O seguro possui um modelo de vendas desenvolvido exclusivamente para sua comercialização nas lojas Todo Poderoso. Seu diferencial é que durante a compra do seguro, ele capta os dados bancários do comprador e os insere automaticamente  no sistema que emite o certificado de seguro.

“Ao final, o cliente recebe a via impressa do certificado com o resumo das Condições Gerais, comprovando a adesão e o número da sorte para concorrer a um sorteio mensal de um caminhão de prêmios no valor de R$ 50 mil”, explica Diego Azevedo, diretor de Seguros Massificados da Zurich Seguros para o Brasil.

O seguro custa R$ 9,99/mês e tem vigência de 12 meses, renovados automaticamente. Pode ser contratado por pessoas com idade entre 16 e 65 anos em qualquer uma das 107 lojas da rede Todo Poderoso, ou ainda pelo site oficial. Para mais informações acesse nesse link.

Patrocínios no esporte

A Zurich não possui um grande histórico de envolvimento nos esportes. Abaixo listo alguns exemplos, que consegui encontrar fazendo uma boa pesquisa:

 
Campeonato Português de Futsal

O contrato foi realizado em 2007 com a Federação Portuguesa de Futebol, e renovado em 2011 por mais dois anos.


Valencia Basket Club (Espanha)

Esse patrocínio existe desde 2010; o Valencia Basket Club é um time de basquete que disputa a primeira divisão do campeonato local.
 
 
 
 

Marató de Barcelona (Espanha)

 A Zurich dá nome à corrida, que ocorre desde 1978 na Espanha.

 
PGA Tours - New Orleans Tournament (EUA)

O campeonato de golfe é chamado de Zurich Classics of New Orleans desde 2005; o contrato, que expiraria em 2014, já foi prorrogado até 2019.



24 Horas de Nürburgring (Alemanha)

A corrida aconteceu pela primeira vez em 1970 e é similar às 24 Horas de Le Mans. O patrocínio foi firmado em 2013; mudando o nome do evento para ADAC Zurich 24-Hour Race.

 
 
British and Irish Lions (Reino Unido)

Os British ans Irish Lions representam as Ilhas Britânicas em turnês de rugby pelo mundo. É formado por jogadores de Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda e Irlanda do Norte.  

A Zurich patrocinou a equipe durante a turnê feita em 2005 para a Nova Zelândia.
 



Santos Futebol Clube

Em  junho desse ano, o Santos fechou com a Zurich o patrocínio nas mangas da camisa. O acordo ficou em R$ 4,5 milhões até dezembro. Não encontrei imagens da camisa com a marca estampada, então printei a notícia do Globo Esporte.




Conclusão

Apesar de não ter se envolvido em grandes patrocínios e contratos, preferindo relacionar sua marca a eventos periódicos e equipes mais modestas e de menos alcance, a Zurich tem potencial de sobra para dar nome à nossa Arena.

Digo isso, pois além de a Zurich ser uma marca com alta reputação, ela é uma empresa rentável e altamente estável: em 2011 seu lucro líquido foi de US$ 3,8 bilhões, e um lucro operacional de US$ 4,3 bilhões.

Outro número que revela a força da Zurich é seu rácio de solvabilidade (a proporção entre os ativos e o passivo de uma empresa), que bate os 242% - muito acima dos mínimos exigidos pelo mercado. Os relatórios das agências de rating (classificação de risco de crédito) também merecem citação: a Standard and Poors classifica a Zurich como AA-; a Moody dá a nota Aa3; e a AM Best, A+. Todas as notas dão à Zurich um status de alta estabilidade.

Mas o motivo mais legal de todos é outro: a Zurich é concorrente global da Allianz no mercado de seguros. E a Allianz vai nomear o estádio do Palmeiras por 15 anos. Não seria fantástico que até mesmo as Arenas fossem nomeadas por empresas rivais?

Eu acho a ideia genial... e você?

Espero que tenham gostado... daqui a alguns dias faço a próxima análise!

5 comentários:

  1. Só pra acrescentar na postagem, uma ação que a Zurich desenvolveu em conjunto com o G4 Paulista ano passado.

    http://youtu.be/9zU2lcwpzXs

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  2. MUITO BOA ANALISE,DIGNO DE UM BOM JORNALISTA

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  3. a Empresa Etihad (Da Arabia la) tem Mais Dinheiro - pois Patrocina o Manchester City e o Estadio do City - e o Clube la e Milionario por causa desse patrocinio - seria melhor fechar com a empresa ARABE , pois o clube pode fecha um patrocinio mester de camisa com esta empresa e seu um clube Milionario como outros da europa

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  4. Pedro, verdade! Eu cheguei a ver uma imagem do campo com a propaganda exposta, mas achei que fizesse parte da parceria com o Corinthians.,.. não fiquei curioso em checar! Vou incluir essa informação, muito legal! Valeu a contribuição!

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  5. Daniel, a Zurich e dona da Farmer's Insurance. A Farmer s tem um NR de USD 700 milhoes em Los Angeles. http://en.wikipedia.org/wiki/Farmers_Field

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