Últimas

LightBlog

domingo, 28 de maio de 2017

Pós-jogo: Atlético-GO 0x1 Corinthians - Um prêmio à disciplina

Rodriguinho marcou o gol da vitória corinthiana (Foto: Reprodução / ESPN)
Já se passaram 10 semanas desde que, no já distante 19 de março desse ano, o Corinthians foi a Araraquara e perdeu para a Ferroviária, pelo Campeonato Paulista. Abril chegou, e com ele veio a decepção da eliminação na Copa do Brasil e a alegria pela improvável final no estadual. Veio maio, e ele nos trouxe um título, a classificação na Copa Sul-Americana e, agora, a liderança provisória no Campeonato Brasileiro. Tudo isso sem derrotas. Dois meses e 16 jogos sem saber o que é perder.

Muito podem falar que é sorte, uma ilusão criada pelo Corinthians na qual todos nós estamos caindo desde janeiro. Mas o fato é um só: se isso é uma ilusão, vem sendo mantida com muita competência por Carille e seu elenco, não?

O jogo de hoje foi mais uma mostra do que o Corinthians tem feito desde o começo da temporada: uma equipe ciente das suas limitações, que joga sem criar falsas expectativas e que não tem medo de ser pragmático se isso significar um bom resultado. Enfrentando um Atlético-GO que é cotado como rebaixável desde já, o Timão priorizou o controle da partida, sem se arriscar. Como prêmio, também quase não correu riscos.

Aproveitando-se das limitações do time da casa, hoje foram criadas mais chances de gol do que na última partida (contra o Vitória). Logo no início Maycon arriscou da intermediária, sem sucesso, e pouco tempo depois Jô teve uma chance clara, mas o goleiro Felipe salvou sua equipe com um quase milagre.

O gol parecia questão de tempo, e foi isso que aconteceu: Arana avançou pela esquerda e viu Rodriguinho entrando na área. O passe foi perfeito, e a finalização também: Corinthians 1x0.

O Atlético não parecia ter forças para reagir, e o Corinthians se contentou em manter a vantagem e não correr riscos. Com isso, o primeiro tempo não teve outras grandes chances - somente na etapa final voltamos a ameaçar o gol, com o estreante Clayson - que acabou perdendo grande oportunidade. Jadson ainda tentou marcar duas vezes, de falta, e Cássio evitou o empate no finalzinho com grande defesa. No fim, vitória confirmada e liderança provisória garantida!

A vitória de hoje, bem como todo a eficiência mostrada na temporada, tem uma só causa: a disciplina à proposta de jogo feita por Fabio Carille. Um time que em 31 partidas perde apenas duas não pode estar vivendo apenas um golpe de sorte, como muitos dizem. A questão, portanto, é: até quando essa disciplina poderá levar o Corinthians? Haverá um momento em que ela não será o bastante?

Difícil dizer. Os próximos jogos serão importantes para mostrar a que o Timão veio: Santos em casa, Vasco fora e São Paulo e Cruzeiro em casa. Conseguindo algo entre sete e 10 pontos nessa sequência, o Corinthians poderá completar 1/5 do campeonato com aproveitamento de G-4, ou mesmo de líder. Temos time pra bancar uma campanha dessas? Não sei... mas vontade não falta!

Pelo bem, pelo mal, deixo um pedido. Que o Corinthians de Carille continue nos iludindo, pois estão fazendo isso muito bem! Vai Corinthians!

Melhores momentos

FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO-GO 0X1 CORINTHIANS
Local: Serra Dourada, em Goiânia
Data: 28 de maio de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Vollkopf (MS)
Assistentes: Eduardo Gonçalves e Leandro Ruberdo (ambos do MS)
Gol: Rodriguinho (Corinthians)
Cartões amarelos: Eduardo (Atlético-GO), Igor (Atlético-GO)

ATLÉTICO-GO: Felipe, Eduardo (André Castro), Ricardo Silva, Roger Carvalho e Bruno Pacheco; Marcão, Luiz Fernando (Andrigo), Igor, Everaldo (Júnior Viçosa) e Jorginho; Walter. Técnico: Marcelo Cabo
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson (Clayson), Rodriguinho e Romero (Clayton); Jô (Kazim). Técnico: Fábio Carille

Nenhum comentário:

Postar um comentário