Últimas

LightBlog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Conheçam a Copa Intercontinental de Seleções. Que também não é Mundial!

Todos conhecem a Copa Intercontinental, torneio organizado por UEFA e CONMEBOL a partir de 1960 para servir de tira-teira entre os campeões das duas confederações, mas que nas mãos dos clubes (e da imprensa) virou um "mundial de clubes". Pois esses dois continentes são bons demais pra disputar o mundo com os outros, meros coadjuvantes.

[O Raja Casablanca mandou um abração pra todos, aliás.]

É... o mundo não é só Europa e América do Sul
Desde 2000, no entanto, quando a FIFA começou a organizar o Mundial de Clubes de fato, muita polêmica e discussão ronda o assunto, e argumentos voam pra lá e pra cá, tanto a favor como contra igualar o status das duas competições; Algo que já seria impossível de acontecer pelo simples fato de que não foi a FIFA quem organizou a Copa Intercontinental - e só a FIFA tem a autoridade para organizar torneios de caráter mundial. Mas enfim.

Mas mesmo assim, ainda há os que garantem que é tudo a mesma coisa. Dane-se a jurisdição da FIFA.

Essas pessoas se valem, especialmente, do argumento de que a Copa Intercontinental era o torneio mais próximo de um Mundial que existia. Logo, era um Mundial. Por mais que não fosse. Entenderam?

Elas ainda defendem que América do Sul e Europa são os continentes mais fortes, portanto bastavam pra se saber quem era o melhor time do mundo (outro abraço do Raja).

Pois então apresento a vocês a Taça Artemio Franchi, ou simplesmente Copa Intercontinental de Seleções. SIM, de seleções!

Esse torneio foi criado por UEFA e CONMEBOL pra servir de tira-teima entre os campeões das duas confederações (campeão da Eurocopa X campeão da Copa América). Foi disputado em 1985 e 1993, e é considerado pela FIFA uma espécia de "precursor" da Copa do Rei Fahd, que virou mais tarde a Copa das Confederações - que tem um número de participantes bem parecido com o Mundial de Clubes.

Leram a descrição? Compararam com a Copa Intercontinental / Copa Toyota? Pois é... é versão para seleções do torneio de clubes que tantos consideram um Mundial - justamente porque reúnia Europa e América do Sul na disputa.

Descobri esse torneio fuçando no Google... achei um link interessante no site da UEFA (esse aqui) e lá no final da página me surpreendi com essa informação. Fica mais do que claro, no texto, que as competições são absolutamente equivalentes em importância para clubes e seleções, e o único fator dissonante era a frequência - como FIFA faz hoje, com relação à Copa do Mundo de clubes e seleções.

Na primeira edição da Copa Intercontinental de Seleções, a França derrotou o Uruguai por 2x0, em jogo disputado no dia 21 de agosto de 1985. Já na segunda edição, a Argentina venceu a Dinamarca nos pênaltis (5x4) após empate em 1x1 no tempo normal, no dia 24 de fevereiro de 1993 (aqui você pode ver os melhores momentos desse jogo).

Cena de França 2x0 Uruguai, pela edição de 1985
A Federação Argentina de Futebol cita a conquista da taça no seu site oficial (link), mas não encontrei citação no site da federação francesa - que achei bem confuso, mas enfim.

Isso mostra o óbvio: que para as seleções, esse torneio de um jogo só, entre dois campeões continentais, organizado pelas próprias confederações, era uma competição amistosa, sem relevância alguma.

E isso por dois motivo óbvios: devido à organização ser feita por confederações continentais (que não têm autoridade para organizar torneios com status mundial), e porque desde 1930 a FIFA já organizava a Copa do Mundo, o torneio realmente relevante no planeta bola.

Já para os clubes, a situação foi inversa. Como a FIFA não conseguiu organizar uma Copa do Mundo para eles desde cedo, a Copa Intercontinental chegou em 1960 e preencheu esse espaço, essa carência. Assumiu um status que nunca teve, quase que por osmose - pois seus organizadores, UEFA e CONMEBOL sempre afirmaram que o torneio era somente um tira-teima entre confederações (veja aqui).

Mas desde que o Real Madrid conquistou a taça em 1960 e se intitulou "campeão do mundo", todos os outros fizeram isso e o rótulo pegou. Nem com a criação do Mundial de Clubes, pela FIFA, a polêmica se dissipou.

Sabendo disso, são dois os caminhos que surgem:

1 - Se considerarmos que a Copa Intercontinental de clubes era sim um Mundial, a de seleções também é. E então a França é bimundial, e a Argentina, tri. (Precisamos avisá-los disso! Eles têm que colocar as estrelas nos escudos...)

2 - Agora, se considerarmos que a Taça Intercontinental de Seleções não equivale a uma Copa do Mundo, pois não foi a FIFA que organizou, teremos de fazer o mesmo com os torneios equivalentes para os clubes, concedendo à Taça Intercontinental somente o seu devido valor: um torneio amistoso, muito importante, disputado entre os campeões continentais da Europa e América do Sul.

Pra mim, saber que existiu uma versão de seleções da Copa Intercontinental, organizada pelas mesmas entidades (UEFA e CONMEBOL), e que era disputada da mesmíssima forma que a dos clubes, é somente mais uma forte evidência do óbvio: esse torneio não foi criado para ser um Mundial. A prova cabal disso é que, entre as seleções campeãs, esse torneio não tem a menor relevância.

Por fim, vale reforçar: a Copa Intercontinental era o maior torneio em disputa na época? Era. Mas isso o transforma num Mundial? Não.

Então, qual sua opinião? Qual das duas interpretações é a correta? Os comentários são livres!

9 comentários:

  1. Então Copa do Mundo de 1930 é uma " Copa Intercontinental" ?
    Quem disse que o Raja Casablanca ou Mazembe foram campeões Mundiais da Fifa ? Vice campeão é campeão ?

    E sim campeões mundiais são Europeus e as vezes os Sul - americanos e resto são coadjuvantes, a FIFA foi criada em 1904 e se ela acha que o primeiro Mundial de Clubes foi em 2000, isso só comprova à incompetência dela e sinto muito em dizer que o campeonato Brasileiro não Começou em 1990 e Mundial de Clubes não começou em 2000 e Copa do Mundo de Seleções não começou em 1970, então o que você acha ou deixa de achar, ou que você prova ou deixa de provar usando a FIFA não muda fatos. Se fosse seu time que tivesse ganho uma Intercontinental (que deveria ter ganho) ou se fosse outro que vencesse Mundial de Clubes desse jeito totalmente sem criterios, você seria primeiro a escrever essas asneiras ae.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE DISPUTARAM, NÃO PODERIAM TER SIDO CAMPEÕES ? SUA ANTA!

      Excluir
    2. Aparecem com o papo ridículo de que "Copas do Mundo até 1970 não tiveram times de todos os continentes e nem por isso deixam de ser Mundiais". Esse é o argumento mais vil de todos, pelo que tem de esdrúxulo e por continuar sendo repetido por são-paulinos como "artigo-de-fé" mesmo já tendo sido mais do que refutado. Para começo de conversa, Copa do Mundo não é só o torneio final de 4 em 4 anos, mas em sua definição correta, inclui também as Eliminatórias. Desde 1934, as Eliminatórias da FIFA têm times de todos os continentes (incluindo América do Norte, Central, Ásia e África; ex: EUA, Egito e Palestina em 1934) exceto a Oceania. Se alguns países de certos continentes não conseguiam se classificar das Eliminatórias para a fase final (Copa do Mundo propriamente dita) é outra coisa. Mas havia essa possibilidade, essa oportunidade de tentar, não havia "bloqueio" a continentes. Sobre a Copa de 1930, a FIFA mesmo diz em seu site que convidou todos os seus países filiados para participar. Logo, isso inclui os três países filiados que a FIFA tinha em 1930 que não eram europeus ou americanos: Egito, Japão e Tailândia. Se esses 3 países foram convidados mas não participaram, é porque não quiseram. A Copa do Mundo de 1930 não foi "bloqueada" a eles por serem de Ásia ou África. Sobre a Oceania, o primeiro país da área que se filiou à FIFA foi a Nova Zelândia em 1948, mas esta só se candidatou a tentar as Eliminatórias para a Copa de 1970. Não porque a FIFA quisesse "bloquear" a Oceania, pois a Austrália se filiou à FIFA em 1963 e participou das Eliminatórias logo da Copa seguinte, as Eliminatórias da Copa de 1966. Em resumo, o fato real é que o acesso à Copa do Mundo (tentar entrar pelas Eliminatórias) sempre foi aberta ao mundo, a todos os filiados da FIFA que quisessem participar e se inscrever nas Eliminatórias, independente de seu continente de origem. A FIFA nunca "bloqueou" países de disputarem as Eliminatórias da Copa do Mundo discriminativamente pelo fato de serem de continente X ou Y. Já a Copa Intercontinental era reservada a europeus e sul-americanos. Os outros eram bloqueados, mesmo quando queriam participar (Concacaf e Ásia em 1967), e mesmo quando ganhavam em campo as credenciais técnicas para participar (em 1978 e 1981, times do México foram campeões do continente americano inteiro através da Copa Interamericana, e se o objetivo da Intercontinental fosse indicar o melhor do mundo, nada mais justo que esses times do México nessas ocasiões é que tivessem a chance de representar as Américas contra o campeão europeu. Os times do México fizeram essa postulação, mas foi negada, ou seja, Copa Intercontinental visava ser só Europeia-Sul-Americana mesmo, não postulava ser sequer Europeia-Americana, que dirá então Mundial).

      Excluir
  2. Para(dar)esse chilique.Esse aí só pode ser menu do panetone.

    ResponderExcluir
  3. Cara, se você é estudante de jornalismo ou já se formou, muda de profissão enquanto há tempo!! Muito raso seus argumentos...

    Se é assim que você pensa, então o Brasil não é 5 vezes campeão mundial, a Itália não é 4 vezes, o Uruguai não tem mundial...

    Vocês corintianos não tem o mínimo de imparcialidade para debater sobre assuntos futebolísticos.

    Segundo a ótica dos corintianos talvez a copa do mundo de 1978 foi copa que começou a valer e olhe lá, porque nesta copa não tinha nenhuma seleção representando a Oceania assim como várias copas recentes.


    Só para vocês verem como são incoerentes, segue a lista abaixo:

    1930 não tinha seleções da Ásia, África e Oceania
    1934 não tinha seleções da Ásia e Oceania
    1938 não tinha seleções da Ásia, África e Oceania
    1950 não tinha seleções da Ásia, África e Oceania
    1954 não tinha seleções da África e Oceania
    1958 não tinha seleções da Ásia, África e Oceania
    1962 não tinha seleções da Ásia, África e Oceania
    1966 não tinha seleções da África e Oceania
    1970 não tinha seleções da Ásia e Oceania
    1974 não tinha seleções da África
    1978 não tinha seleções da Oceania (assim como várias copas do mundo recentes) e por aí vai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Mas lamento dizer que seu argumento é falacioso, na medida em que se por um lado a Copa Intercontinental sempre foi restrita a dois continentes, a Copa do Mundo sempre foi aberta a todos os continentes.

      Explico: segundo a palavra da própria FIFA, a disputa da Copa do Mundo começa, na prática, com a disputa das Eliminatórias. E desde sua primeira edição, o campeonato foi aberto a todas as seleções do mundo. As vagas na Copa-1930 foram distribuídas por convite e o Egito poderia ter ido, mas não quis. Para a Copa-1934 começou a disputa das Eliminatórias, abertas a todos os países do mundo. A partir daí, se em algum momento um continente não era representado na fase final (o campeonato em si), é porque as seleções que o representava não foram competentes para conseguir uma vaga. Situação TOTALMENTE diferente da Copa Intercontinental, que não teria um clube da CONCACAF na disputa, por exemplo, simplesmente porque sua participação era proibida!

      Espero ter explicado, um abraço!

      Excluir
    2. A propósito, aproveito para pedir desculpas, pois você claramente não captou a ironia latente do texto. Poderia dizer que você não percebeu isso porque é lento (rs), mas prefiro me culpar. Talvez devesse ter desenhado, então me desculpe. Volte sempre!

      Excluir
    3. Sim, em várias Copas do Mundo não houve seleções de todos os continentes. Só que isso ocorreu, à época:
      1 - OU porque nenhum país de dado continente era membro da FIFA;
      2 - OU porque nenhum país-membro da FIFA de dado continente se candidatou a jogar a Copa (em 1930, no caso, pois nessa edição as seleções foram CONVIDADAS);
      3 - OU porque os países-membros da FIFA de um dado continente jogaram as Eliminatórias da Copa mas não conseguiram se classificar para a Copa.
      O que quero dizer é que a Copa do Mundo NUNCCA foi "reservada" a este ou aquele continete, somente. Ela foi projetada para ser um evento mundial, aberto a todos os países-membros da FIFA. Enquanto que a Copa Europeia-Suilamericana era EXCLUDENTE na essência, pois somente clubes europeus e sulamericanos podiam jogar. Mesmo quando CONCACAF e AFC pediram pra incluir seus campeões continentais no torneio, isso jamais foi permitido.

      Mas o fundamental é que nunca, em hipótese alguma, na história das Eliminatórias para a Copa do Mundo, uma confederação continental foi proibida de enviar seleções pra disputa de vagas. Jamais. É justamente isso que dá à Copa seu caráter mundial, e tira esse mesmo status da Copa Intercontinental - que sempre foi restrita a dois continentes e nada mais.
      Pegou a diferença?

      Excluir
    4. Esse é o argumento mais vil de todos, pelo que tem de esdrúxulo e por continuar sendo repetido por são-paulinos como "artigo-de-fé" mesmo já tendo sido mais do que refutado. Para começo de conversa, Copa do Mundo não é só o torneio final de 4 em 4 anos, mas em sua definição correta, inclui também as Eliminatórias. Desde 1934, as Eliminatórias da FIFA têm times de todos os continentes (incluindo América do Norte, Central, Ásia e África; ex: EUA, Egito e Palestina em 1934) exceto a Oceania. Se alguns países de certos continentes não conseguiam se classificar das Eliminatórias para a fase final (Copa do Mundo propriamente dita) é outra coisa. Mas havia essa possibilidade, essa oportunidade de tentar, não havia "bloqueio" a continentes. Sobre a Copa de 1930, a FIFA mesmo diz em seu site que convidou todos os seus países filiados para participar. Logo, isso inclui os três países filiados que a FIFA tinha em 1930 que não eram europeus ou americanos: Egito, Japão e Tailândia. Se esses 3 países foram convidados mas não participaram, é porque não quiseram. A Copa do Mundo de 1930 não foi "bloqueada" a eles por serem de Ásia ou África. Sobre a Oceania, o primeiro país da área que se filiou à FIFA foi a Nova Zelândia em 1948, mas esta só se candidatou a tentar as Eliminatórias para a Copa de 1970. Não porque a FIFA quisesse "bloquear" a Oceania, pois a Austrália se filiou à FIFA em 1963 e participou das Eliminatórias logo da Copa seguinte, as Eliminatórias da Copa de 1966. Em resumo, o fato real é que o acesso à Copa do Mundo (tentar entrar pelas Eliminatórias) sempre foi aberta ao mundo, a todos os filiados da FIFA que quisessem participar e se inscrever nas Eliminatórias, independente de seu continente de origem. A FIFA nunca "bloqueou" países de disputarem as Eliminatórias da Copa do Mundo discriminativamente pelo fato de serem de continente X ou Y. Já a Copa Intercontinental era reservada a europeus e sul-americanos. Os outros eram bloqueados, mesmo quando queriam participar (Concacaf e Ásia em 1967), e mesmo quando ganhavam em campo as credenciais técnicas para participar (em 1978 e 1981, times do México foram campeões do continente americano inteiro através da Copa Interamericana, e se o objetivo da Intercontinental fosse indicar o melhor do mundo, nada mais justo que esses times do México nessas ocasiões é que tivessem a chance de representar as Américas contra o campeão europeu. Os times do México fizeram essa postulação, mas foi negada, ou seja, Copa Intercontinental visava ser só Europeia-Sul-Americana mesmo, não postulava ser sequer Europeia-Americana, que dirá então Mundial).

      Excluir