Últimas

LightBlog

domingo, 20 de janeiro de 2019

Afinal, o que esperar de 2019?


Jogadores escutam o técnico Fábio Carille durante primeiro treino de 2019. Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press



Apesar de bons momentos terem acontecido em 2018, o ano acabou e foi um ano para se esquecer. Diversas marcas ruins aconteceram em 2018, como ter a pior campanha no Brasileirão desde o rebaixamento em 2007 e, pela primeira vez desde 2009 – ou seja, quase dez anos -, acabar o Campeonato Brasileiro com saldo de gols negativo.
Além dessas péssimas marcas, algumas filosofias que o clube seguia desde a volta à Série A foram quebradas: defesa péssima e diversas trocas de técnico. Foram 68 gols sofridos e 3 técnicos diferentes. Comparando com 2017, sofremos 20 gols a mais. Em comparação com 2013, ano em que o Corinthians menos sofreu gols desde 2008, foram 22 gols a mais. Junto de 2010 (ano também com três técnicos) foi um dos anos em que o Corinthians mais levou gols (ambos com 68), perdendo apenas para 2009, quando sofreu 81 gols e teve, junto de 2018, a única campanha com saldo de gols negativo no Campeonato Brasileiro. 
Porém, 2019 parece que será melhor. Carille, bicampeão paulista e campeão brasileiro como técnico pelo clube, voltou do Al-Wehda para comandar a equipe neste ano. Vale lembrar que todos os clássicos que vencemos em 2018, o título paulista e a classificação ao mata-mata da Libertadores foram sob seu comando. Mas não para por aí: Andrés Sanchez e seus diretores estão mais “agressivos” no mercado, procurando por grandes jogadores em posições realmente necessárias. No quesito financeiro, finalmente, depois de quase dois anos, voltaremos a ter um patrocínio master e também há expectativa de finalizarem as negociações pelo Naming Rights da Arena, promessa desde antes de sua inauguração.

Dado todas essas circunstâncias, afinal, o que esperar de 2019?

A vontade da torcida
Público na Arena caiu em 2018, em decorrência dos maus resultados. Foto: Marcos Ribolli / Globo Esporte

Obviamente, a vontade de todos os torcedores é que 2019 seja melhor que seu ano antecessor. O que a Fiel Torcida também espera é o tricampeonato do Paulista e que façamos uma boa campanha nas outras três competições (Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil), conseguindo uma vaga para a Libertadores de 2020 via alguma delas. Mas será que teremos elenco para corresponder às vontades da torcida?
 
Defesa
Cássio fez grandes defesas e garantiu alguns resultados em 2018. Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro
Como citado no começo do texto, ano passado foi um dos piores para a defesa corinthiana. Desde a saída do zagueiro paraguaio Fabián Balbuena para o West Ham em julho, a defesa não conseguiu se acertar no ano. Além de Balbuena, Vilson – que compunha elenco – também saiu, para virar diretor no clube, deixando o elenco com 4 zagueiros. Com uma média de mais de 50 jogos todos os anos, foi muito importante a vinda de mais um zagueiro para o elenco. Manoel veio por empréstimo de um ano junto ao Cruzeiro, e será muito importante ao decorrer da temporada. Apesar da Fiel questionar sua qualidade técnica, o zagueiro de 28 anos já teve boas temporadas, chegando, inclusive, a ganhar o prêmio "Craque do Brasileirão" na sua posição, em 2013.
Além dos zagueiros, após a saída de Sidcley, que tinha vindo para substituir Guilherme Arana, em julho, a lateral-esquerda também se tornou um problema: Danilo Avelar, vindo para substituí-lo, não caiu nas graças da torcida e a maioria pede ou a contratação de outro jogador para a posição ou que Carlos Augusto, jogador da base que fez uma ótima partida contra o São Paulo em novembro, assuma a titularidade. Vale lembrar que Avelar veio por empréstimo junto ao Torino/ITA e tem contrato até junho. Além de Danilo Avelar e Carlos Augusto, o Corinthians também tem Juninho Capixaba, que está emprestado ao Grêmio até maio desse ano. Nos últimos dias, diz-se que Guilherme Arana pode voltar ao Corinthians, em definitivo. Seria uma ótima contratação e, com absoluta certeza, cairia nas graças da torcida.
Já na lateral-direita as coisas parecem ter se resolvido. Fagner é titular absoluto desde 2014, porém não tinha um reserva desde a saída de Edilson, em maio de 2016. Léo Príncipe foi utilizado algumas vezes e, mais recentemente, Mantuan vinha sendo improvisado por lá, porém a torcida não gostava de suas atuações e ele foi emprestado para a Ponte Preta para a disputa da temporada desse ano. Em outubro do ano passado, a diretoria anunciou a contratação de Michel Macedo, lateral-direito de origem, para a temporada desse ano. Uma boa contratação, pois o mesmo era titular na Europa e já foi campeão da Libertadores, pelo Atlético/MG, em 2013. Promete ser uma grande disputa com Fagner pela titularidade do lado direito da defesa.
Porém, alguns reforços ainda são necessários para que a defesa volte a ser aquela a que nos acostumamos. Um zagueiro para chegar, vestir a camisa e jogar é estritamente necessário, já que Manoel está apenas emprestado. Na lateral-esquerda, se Guilherme Arana não vier, seria importante já assinar por pré-contrato um jogador para chegar em junho (quando Danilo Avelar volta para a Itália). Adriano, ex-Barcelona e Seleção, que atualmente está no Besiktas, tem contrato até 30/06 e, pela situação do clube, não parece que irá renovar. Seria uma boa contratação para o clube.

Meio-campo
Jadson foi o artilheiro do Corinthians em 2018. Foto: Bruno Riganti / AGIF

Quando Ralf voltou no início do ano passado, e agora com a chegada de Richard junto ao Fluminense, a disputa pela vaga de primeiro volante se tornou interessante. No atual elenco, temos três jogadores que fazem a função muito bem (Gabriel, Ralf e Richard) e serão importantíssimos ao decorrer do ano, principalmente por conta da maneira que Carille gosta de jogar.
Na função de segundo volante, as coisas estão piores. Desde que Maycon saiu rumo ao Shakhtar em julho, não tivemos algum jogador que rendesse igual ou melhor que ele. Renê Júnior, que tinha chegado para ser banco de Maycon, mas atuou bem em diversos jogos e conquistou um certo apoio da torcida, rompeu o ligamento do joelho em julho e volta a jogar agora no início da temporada. Douglas, que foi contratado do Fluminense, não conseguiu fazer jogos bons e logo se tornou um dos jogadores que a torcida menos gosta, inclusive, já está de saída do Corinthians, segundo o técnico Fábio Carille. Angelo Araos chegou da Universidad de Chile como uma das maiores promessas do futebol chileno. Parece ser um bom jogador, porém ainda não se adaptou direito ao Brasil e não tem condições, ainda, de ser titular da equipe. Thiaguinho, contratado em abril, após o Campeonato Paulista Série A2, junto ao Nacional, atuou bem em alguns jogos, mas não o suficiente para ser titular absoluto. Porém, vendo essa situação, a diretoria anunciou a contratação de Ramiro, ex-Grêmio. O meio-campista de 25 anos assinou um contrato até dezembro de 2022 e animou a torcida, pois era titular absoluto do Grêmio há um bom tempo, inclusive na conquista da Libertadores em 2017.  Uma boa contratação, que promete ajudar a melhorar a equipe nesse ano de 2019.
Na posição de meia-armador, a diretoria trouxe Sornoza, junto ao Fluminense. O equatoriano chega para alternar a titularidade com Jadson, que ficou sobrecarregado desde a saída de Rodriguinho, em julho (mais um!). Mateus Vital, que chegou no início de 2018 e é um dos queridinhos da torcida, também consegue fazer muito bem a função. Segundo o “Blog do Perrone” apurou, a staff de Pedrinho pediu para que o mesmo atuasse centralizado, na função de armador, assim como era na base. Porém, Carille o vê como ponta-direita.
Com as contratações que a diretoria já realizou, o meio-campo parece ser a única área do campo que já está fechada para a temporada de 2019.

Ataque
Roger foi uma das apostas para substituir Jô em 2018. Foto: Gero Rodrigues / Estadão Conteúdo

Qualquer um que esteja minimamente atualizado sobre o Corinthians sabe que, desde a saída de Jô no final de 2017, a questão do centroavante virou um problema para o clube. Diversas soluções foram tentadas, inúmeros jogadores foram testados e até as táticas foram alteradas algumas vezes. Finalmente, depois de mais de um ano, a situação parece que se resolverá: o argentino Mauro Boselli chegou. O centroavante tem ótimos números e a expectativa da Fiel é alta. Além disso, fontes dizem que Carille quer jogar com dois atacantes em 2019 e que Vagner Love voltará para a temporada desse ano. Gustavo – o famoso Gustagol – voltou por empréstimo, e deve ficar no clube para essa temporada, já que Roger rescindiu seu contrato com o clube. Sergio Diaz tem contrato por empréstimo até a metade desse ano e, por ora, não dão indícios de que terá seu vínculo renovado. Roger - como já citado - e Jonathas tiveram seus contratos rescindidos. Roger fica sem clube e Jonathas volta ao Hannover 96, clube a quem pertence.
Nas pontas, a situação é um pouco mais otimista. Apesar de Romero, que era titular absoluto com Carille desde seus tempos de interino em 2016, não jogar mais pelo clube, ainda temos boas alternativas na função. Pedrinho é xodó da torcida e não parece que jogará em outra posição a não ser a ponta-direita. Houve rumores de que aconteceria uma troca entre Corinthians e Atlético/MG por Clayson e Luan. Entretanto, a negociação tinha esfriado e não havia mais aquela convicção de que o negócio aconteceria, porém, com o desfecho do caso de Romero, o negócio reacendeu e pode acontecer. Em 2018, Clayson não atuou como o esperado, mas acredita que com a volta de Carille seu rendimento voltará ao melhor possível. Os pontas Gustavo Silva - ex Gustavo Mosquito -  e André Luis também chegam e tornam-se alternativas para esse ano. André Luis jogou o amistoso contra o Santos e foi muito bem, dando a assistência para o gol de Gustavo.
O ataque parece estar encaminhado, mas seria importante apostar em jovens da base para a composição do elenco. Bons nomes seriam Rafael Bilu e Nathan. Fessin também poderia ser uma alternativa, porém teve uma fratura na perna e demorará a voltar aos gramados.

Conclusão
Carille terá bastante trabalho em 2019. Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Com a volta de Carille e as contratações pontuais, o ano desenha-se com um grande otimismo. Se tudo der certo e o time render como o esperado, não será surpresa se conseguimos algum título ou a classificação para a Libertadores via campeonato brasileiro.

E qual é a sua opinião, Fiel Torcedor? Comente!

Siga-nos nas redes sociais: @blogfielsccp

Nenhum comentário:

Postar um comentário