Últimas

LightBlog

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Libertadores 2016: Corinthians é cabeça-de-chave e faz a estreia fora

Libertadores e seus times participantes
Libertadores 2016 terá o sorteio dos seus grupos nesta terça-feira (22), às 21 horas
Fala Fiel!

A CONMEBOL divulgou há pouco mais de uma hora o Ranking da Copa Libertadores, que servirá, entre outras coisas, para definir as posições de cada equipe no sorteio dos grupos, a partir da edição 2016.

Segundo a entidade sulamericana, o ranking é formado pela soma de três critérios: a performance dos times nas últimas 10 edições da Libertadores (hoje, de 2006 a 2015); um coeficiente histórico que abrange as edições anteriores (hoje, de 1960 a 2005) e um "bônus" para os campeões nacionais de cada país nas últimas 10 temporadas.

O ranking ainda pontua as equipes de acordo com sua participação (fase de grupos, mata-mata, etc) e também por vitórias e empates conquistados. Também vale ressaltar que a pontuação vai diminuindo conforme a conquista é menos recente. Por exemplo: o campeão da Libertadores-2015 ganhou 1000 pontos, e essa pontuação vai diminuindo 10% até chegarmos ao vencedor da edição 2006, que levou 100 pontos pro ranking.

Vocês podem acessar o top-100 do ranking da Libertadores nesse link, mas confiram abaixo o top-10:
Ranking de clubes da Libertadores
Algumas coisas ficaram definidas ou encaminhadas para o Corinthians, com a divulgação do ranking. São elas:

1 - O Corinthians será cabeça-de-chave no sorteio dos grupos
Graças ao ranking recém-divulgado, o Corinthians foi colocado no Pote 1, no sorteio dos grupos da Libertadores. O cabeça-de-chave tem uma vantagem: joga duas vezes em casa no returno da fase de grupos, incluindo a última partida - que muitas vezes é a decisiva

Os potes do sorteio ficaram assim:
Libertadores 2016 e os times da Primeira Fase
Libertadores 2016 e os times da Segunda Fase

2 - O Corinthians não enfrentará o Palmeiras nos grupos - mas pode enfrentar o São Paulo
A CONMEBOL definiu no regulamento que o sorteio da Libertadores 2016 será dirigido. Isso significa que não será possível a presença de dois times do mesmo país em um mesmo grupo, e isso será feito nos Potes 2 e 3. Caso o Palmeiras, por exemplo, seja sorteado no mesmo grupo que o Corinthians, ele será automaticamente transferido para o grupo seguinte, e um novo time será sorteado.

No entanto, o Pote 4 não terá essa restrição, o que torna possível uma reedição do que houve esse ano, com Corinthians e São Paulo no mesmo grupo. O fato, na realidade, é que é muito provável a formação de pelo menos um grupo com dois brasileiros ou argentinos - ou mais de um grupo, até!
Corinthians contra São Paulo pela Libertadores
Podemos ter Corinthians x São Paulo novamente na Fase de Grupos da Libertadores

3 - O Corinthians pode enfrentar um argentino na fase de grupos pelo 2º ano seguido
Existem duas possibilidades de isso acontecer: uma delas é o Rosario Central cair no nosso grupo, no sorteio do Pote 3. A chance é razoavelmente grande, pois isso pode acontecer diretamente ou indiretamente, caso eles sejam sorteados em um grupo com cabeça-de-chave argentino e acabem direcionados para o grupo seguinte - que pode ser o do Corinthians.

A outra possibilidade de isso ocorrer é se um dos dois argentinos do Pote 4 (Racing ou Huracán) cair no grupo corinthiano. Nesse caso, eles também teriam que passar pela Pré-Libertadores.
Corinthians contra Rosario Central pela Libertadores
Em 2000, o Corinthians eliminou o Rosario Central da Libertadores, nas oitavas-de-final

4 - A estreia do Corinthians será fora de casa, e o último jogo na Arena
Os confrontos dentro de cada grupo seguem uma ordem pré-definida, antes mesmo de o sorteio dos times ser feito. Como já sabemos que o Corinthians é cabeça-de-chave na Libertadores-2016, a ordem das partidas será a seguinte:
Jogos do Corinthians na Libertadores 2016

Já é bastante coisa, não? O resto, vai ser definido HOJE, no sorteio dos grupos, a partir das 21 horas. Vou acompanhar desde o início e, mais tarde, vamos analisar o caminho inicial do Corinthians rumo ao bicampeonato da Libertadores!

Vai Corinthians!
Assinatura de Daniel Keppler

Nenhum comentário:

Postar um comentário