Últimas

LightBlog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Klar: repercussões de ontem e mais alguns comentários

Logo da Klar
Klar teve várias afirmações desmentidas pelo Corinthians
Fala Fiel!

Hoje ocorreu um fato que merecia post aqui no blog: a renovação do Ralf até 2017. Foi complexa e vale um texto, pelo que o atleta representa. Mas ficará para outro momento, pois não podia voltar a escrever aqui no blog como se hoje fosse um dia qualquer e nada tivesse acontecido. O fato é que ontem foi SIM, um dia muito diferente.

Tenho esse blog desde junho de 2012. Tive bons momentos, assim como vivi épocas em que não conseguia escrever, mas posso dizer que de outubro pra cá, vivia a melhor época. A média de visitas do Fiel Corinthiano em novembro foi de mais ou menos 900 por dia. Parece pouco, mas não é.

Mesmo assim, é um número que não me permitia sentar em frente ao PC e pensar "ah, esse post vai bombar". Não tinha (e sigo não tendo) estrutura o bastante para isso. Só que ontem, tive um post que bombou, e vocês sabem bem disso: o post sobre a Klar, nova parceira do Corinthians, que até esse exato momento (09/12, 20h36) conta com exatos 82300 acessos, ou 20% de todo o tráfego do blog desde seu início.
Print do número de acessos do blog
114 mil visitas depois, fiquei R$ 0 mais rico rsrs #ironia
Claro que isso acabou ocorrendo devido a uma disseminação do texto como nunca vi acontecer. Juca Kfouri o citou em seu blog no UOL, Flavio Gomes também o fez, em seu Facebook pessoal. Outros devem ter lido, ou repostado, e nem sei. O Gabriel Proiete, da Torcedores.com, fez uma matéria sobre a Klar e citou o blog. Também vi uma matéria do Dassler Marques, no UOL. Enfim, acabou que a repercussão fez a Klar se manifestar, através de um colunista do Meu Timão, o Teleco, mas não foi possível esclarecer muito do que se têm dúvida. E hoje, temos a nota oficial do Corinthians desmentindo praticamente tudo o que os representantes da Klar vinham dizendo na mídia, sobre naming rights e investimento em atletas (mas sobre isso falaremos depois).
Repercussão da matéria sobre a Klar na Internet
Um pouco da repercussão de ontem
Escrevo hoje não para encerrar o assunto , mas para comentar a repercussão e fazer umas observações - afinal, fui obrigado a ler muita, mas muita coisa nos quase 200 comentários que moderei, aqui no blog. Acho que mereço resposta!

Em 1º lugar. Nada do que escrevi ontem foi inventado. Também não fiz nenhuma acusação à empresa, somente constatações de fatos onde eu e muitos outros viram inconsistências. Todas as informações do post foram embasadas em documentos oficiais (como o release do Corinthians), instituições isentas (como a Receita Federal) e declarações de representantes da Klar, como o Marcelo Prado ou o Felipe Larios. Ou seja, tudo ali é informação pública ou referendada por um porta-voz da patrocinadora. A única coisa de pessoal que há no texto são as minhas preocupações, que tinha e ainda tenho, como jornalista e também como corinthiano.

Em 2º lugar. Não, não ganhei nada com o texto. Meu blog não é monetizado, e os parceiros que tenho não me pagam por clique em anúncio, mas por consumo efetivo de produtos - coisa que ninguém fez, até esse momento. Nunca precisei de motivação financeira para me preocupar com o Corinthians, e também não posso controlar quem se interessa pelo conteúdo do blog. Se outros jornalistas quiseram repostar, muito que bem. Se puder dar uma dica pra quem me fez acusações, eu diria: cuidado, pensem antes de afirmar que alguém é capacho ou pau-mandado de ninguém. Tá errado.

Em 3º lugar. Não tenho nada contra a Klar. Conheço a marca tanto quanto vocês, ou seja, quase nada. Se eles querem ajudar o Corinthians, ótimo, mas sejam transparentes, oras! Digam quem são com clareza, mostrem seriedade. Não digam nada à imprensa que não possam cumprir. Será que é exigir demais? Ah, sobre o assunto, vale comentar: quando citei a MSI, ontem, não foi no sentido de comparar as parcerias, mas para nos lembrar de que a origem do parceiro é sim, algo fundamental, e que afeta demais os rumos dos negócios feitos em conjunto. Obviamente, isso deve valer para a Klar também, certo?

Em 4º lugar. Quero agradecer a todos que, não importa o modo, conversaram comigo e me apoiaram na sustentação do texto. Muitos de vocês deram dicas valiosas, fizeram críticas construtivas que vou levar em conta (especialmente sobre usar a Iveco como exemplo de marca desconhecida, que pra mim fez sentido, naquele contexto... mas não me fiz compreender). Mais do que isso: vocês me fizeram ter a certeza de que sim, era importante cobrar, perguntar, exigir transparência de quem faz negócios com o nosso Corinthians. E nada vai me desviar desse caminho, afinal, não tenho rabo preso!

Em 5º lugar. Sobre a nota oficial do Corinthians. O clube  basicamente negou tudo que a Klar / Tabor Chemicals vinha afirmando. Disse que não há proposta pelos NR's e que eles não participam de contratação de atletas. Aparentemente, pelo dito na nota, a Klar será apenas mais uma patrocinadora, com contrato até 2017. Claro que a nota é um alento, mas abriu vários questionamentos:, como por exemplo por quê o clube não negou antes as afirmações da empresa, ou que tipo de investigação o clube faz sobre uma empresa, antes de assinar contrato. Mas enfim.

Em 6º lugar. O desmentido do Corinthians é oportuno e muito bem-vindo, não esclarece nada do que se tem dúvidas a respeito da empresa. A única questão sanada é que a Klar não é uma empresa, e sim uma marca. Porém continuamos sem saber nada da Tabor Chemicals, além de seu CNPJ. Seguimos sem ter ideia da existência da Holding GLAIC, visto que nem CNPJ foi possível identificar. Também não sabemos por quê foram feitas tantas afirmações e promessas, sem que o Corinthians soubesse e/ou desse anuência para tanto. Isso tudo, só eles podem responder, mas ainda não se manifestaram - vale reforçar o que escrevi ontem: TODAS essas perguntas foram enviadas à Klar, mas ainda não recebi retorno.

Resumindo: obrigado pelo apoio de todos, prometo que vou ficar de olho nisso com a ajuda dos bons amigos que tenho - e dos novos que fiz, de ontem pra cá. Acredito de coração que é dever de todo corinthiano zelar e proteger nosso clube. Não posso fazer quase nada, nem me sinto capaz de interferir diretamente, mas me orgulho de fazer o meu máximo para isso!

Vai Corinthians!
Assinatura de Daniel Keppler

14 comentários:

  1. Parabéns, Daniel! Graças a voce a Fiel não foi enganada e a diretoria do Corinthians foi obrigada a esclarecer esses pontos. A única coisa que continua me preocupando é a origem dessa empresa e como vc bem disse: como um time como o Corinthians assina um contrato com uma empresa tão duvidosa como essa. E porque só vieram a público depois do seu artigo? O nosso diretor de Marketing parece ser um cara competente, o Marcelo Passos da DM9, mas deu um vacilo total, pq acho que o Timão já é suficientemente difamado pra entrarmos em parcerias suspeitas. O presidente da Klar quase joga tudo no lixo do que foi conquistado dentro de campo em 2015 e vai saber se não comprometeu toda a negociação dos NR. Minha opinião? O Corinthians deveria rescindir o contrato com essa empresa. O cara fala em cláusulas confidenciais e dá uma declaração daquelas? Acho que é motivo suficiente pra mandar os caras passearem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, ou desfaz o contrato ou explica tudo claramente - parabéns ao jornalista, precisamos de mais profissionais assim, atuando em todos os níveis.

      Excluir
  2. Parabéns pelos esclarecimentos,é assim que se deve ser o jornalismo em uma democracia. Vi que a maioria questionou suas observações sobre a empresa e mesmo assim você publicou. Muitos blogs financiados que servem de dedos de aluguel ex: blog do Paulinho que é financiado pela oposição quando vc faz uma pergunta que ele não gosta ele age dessa forma: Marcelo Firmiano Says:
    dezembro 9, 2015 às 11:51 am
    Andres lixo

    Nunca chamei o Andrés de lixo,mas como interroguei o dono do blog de que ele vivia já que ele não tem trabalho fixo ele usou meu nome para postar no blog o que queria.
    Sei que vc não tem nada a ver com o problema,apenas lhe dei um exemplo de jornalismo de esgoto,coisa que não é seu caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Marcelo, entendido. Eu só não aprovo os comentários repetidos ou que ofendam gravemente a mim ou a outra pessoa - visto que a lei tá aí e calúnia é coisa séria. De resto, elogios e críticas fazem parte do jogo. Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns, tenho os dois pés atrás com essas parcerias, se eu fosse o diretor de marketing de uma empresa desconhecida, iria fazer exatamente isso, patrocinar o Corinthians logo no início das férias, quando falta assunto e falariam muito da minha marca. O NR até o site ashley madison tirou uma casquinha, não dá para acreditar que uma holding que nem site tem vá pagar 400mi. O problema é que estamos vivendo uma era de Flaxflu não existe meio termo, não se pode mais pensar, ou é a favor, ou se é contra
    Acho que o Andres entende mesmo dos paranaue, ele n negocia com o coração, não é torcedor na hora de acertar com os atletas, mas tenho muito medo do que vai aparecer da arena na lava jato, mas se aparecer, muita gente cega pelo Flaxflu vai pirar...

    ResponderExcluir
  4. Olá André, não conhecia seu trabalho e gostei muito do modo como você se expressa. Fiquei ainda mais satisfeito em saber que você é daqui da nossa Baixada Santista (eu sou seu vizinho de São Vicente!).
    Enfim, pretendo passar a te acompanhar e mesmo você dizendo que não pode se dedicar como gostaria a esta atividade, saiba que tens um potencial enorme e será muito bem sucedido neste segmento.
    Grande abraço, sucesso e Vai Corinthians! ;-)

    Diógenes

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho, descofiei desde o início desta história, porém o que mais me incomoda neste País é a hipocrisia! Pois assistindo hoje o Flávio Gomes na Fox, percebia a vontade dele de querer jogar a imagem do Corinthians na lama. Estou cansado disto e Corintianos como nós, temos de tomar cuidado com a imagem do clube para os dois lados, pois a sua espetacular matéria investigativa, está sendo um prato cheio para pessoas que sabidamente não querem o bem do Corinthians, como o Flávio Gomes, que se aproveitaram do seu Post para insinuar um monte de besteiras, sem ao menos ter o cuidado de investigar a empresa. Aliás um show de desinformação dos Jornalistas da fox

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Daniel. Não conhecia seu blog até hj de manhã, mas a partir desse momento, vc ganhou um novo leitor. Outra vez te parabenizo pela seriedade e preocupação com nosso CORINTHIANS. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Daniel novamente meus parabéns. Como falamos ontem, e esta negociação apresenta muitas características obscuras. Nosso maior patrimônio é o Corinthians, então não podemos nos omitir em relação à qualquer coisa que possa colocar nosso time em cheque. Continue com o seu trabalho, pois você está no caminho correto.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia, Daniel !

    Gostaria de manter o meu nome no anonimato, pois sou um ex-funcionário da Poland Química e com processo trabalhista em andamento. Se quiser maiores detalhes sobre a Holding que possui a marca KLAR, deixe um telefone seu para que eu entre em contato. Saberás tudo que se passa com estas empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Como os comentários são públicos, fico inseguro de deixar o telefone aqui. Mas se você concordar, peço que crie um e-mail aleatório (assim você preserva sua identidade) e me envie uma mensagem pela aba "Contato", alí no topo do site. Aí te envio o telefone, de forma privada. Pode ser? Abraço!

      Excluir
  9. Não cai nessa besteira de uma pessoa anonima que sabe disso ou daquilo mas só pode contar confidencial,uma vez no blog financiado um cara se passou de anonimo e passou o maior trote no trouxa dono do blog. Tenha cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro desse caso Marcelo! Decidi publicar pois só assim poderia respondê-lo publicamente, e só assim seria coerente com minha "política", que é a de publicar TUDO que os leitores me escrevem. Só não publico comentários repetidos e ofensivos. Mas obrigado pelo aviso e preocupação, de verdade!

      Excluir
  10. Daniel... parabéns pelo texto.... em algumas partes parece que vc o fez para "desenhar" para alguns o que vc queria transmitir com o texto sobre a Klar.
    Faltou dizer que sua preocupação foi também de alguns rivais que se preocupam com o FUTEBOL e não com interesses apenas comerciais como eu me pronunciei.
    Pergunto agora, e esse novo patrocínio do "casino"? Suspeito também?
    Abraços alviverdes!

    ResponderExcluir