Últimas

LightBlog

Corinthians Steamrollers


O Corinthians Steamrollers surgiu em 15 de maio de 2008, fruto de uma parceria entre o Corinthians e Diadema Steamrollers.

Os Steamrollers surgiram a partir do interesse de dois amigos em video-games; em 2004, a dupla Cauê e Paulinho compraram um jogo. E o que era curiosidade virou paixão: começaram a acompanhar jogos e times da liga americana. Não demorou até que surgisse o interesse em criar um time.

Após algum tempo, juntando aos poucos outros amigos e interessados, tornou-se possível criar um time. A ideia inicial era colocar o nome de Diadema Devilz, mas ao desocbrirem que já havia um time com esse nome, mudaram para Diadema Steamrollers - inspirados, claro, no video-game.

A partir de 2005, com o time formado, a equipe foi procurando outras da região do ABC para disputar amistosos. Somente em 2006 participou pela primeira vez de um campeonato: o Campeonato Paulista - Torneio Liga Flag.

Flag é uma modalidade do futebol americano, praticado nos EUA para iniciar o aprendizado dos fundamentos do esporte; por isso possui regras adaptadas no intuito de evitar o contato físico - dessa forma, os jogadores não precisam usar os equipamentos de proteção. Ao invés de parar o jogador derrubando-o, basta que se puxa uma das flags (bandeiras penduradas a um cinto) do jogador.

No ano de estreia, a despeito das dificuldades de adaptação à modalidade "Flag", o Steamrollers chegaram à final, mas perderam para o Metropolitan Locomotives. No ano seguinte, o crescimento do campeonato exigiu mais organização do time.

O Diadema Steamrollers correspondeu à expectativa e, invicto, foi campeão da Divisão Sul do campeonato. Mas nas finais, acabou por perder para o Sorocaba Vipers - que acabaria sendo o vencedor estadual. Um fato curioso de 2007 foi a excelente vitória do Steamrollers sobre a tradicional equipe do São Paulo Sharks, em jogo amistoso disputado em setembro durante o evento "Futebol Americano no Brasil: Eu Acredito!", da Prefeitura de São Paulo.

Já como Corinthians Steamrollers, a equipe chegou invicta às finais tanto em 2008 quanto em 2009, mas não conquistou títulos. No final deste ano, houve a transição para que a equipe passasse a jogar segundo as regras dos campeonatos americanos.

O ano de 2010 foi um marco: começou com a conquista do Troféu Cataratas, em Foz do Iguaçu, diante do time local, o Black Sharks; em seguida, foi vice-campeão do Campeonato Paulista (Taça KG Esportes); e por fim, conquistou a Divisão Verde do Campeonato da LBFA - Liga Brasileira de Futebol Americano, perdendo nas finais da Conferência para o time que viria a ser o campeão, o Cuiabá Arsenal.

Os últimos dois anos foram de muitas conquistas e uma invencibilidade inédita no futebol americano, em terras brasileiras. Em julho de 2011 veio o primeiro título do Campeonato Paulista, com a conquista da Taça KG Esportes (organizada pela LPFA - Liga Paulista de Futebol Americano) em cima do São Paulo Spartans, após vitória por 44x21; no fim desse ano, o Steamrollers chegaram ao primeiro título nacional: o Torneio Touchdown, vencendo o Vila Velha Tritões por 41x3.

Títulos Paulista e do Torneio Touchdown em 2011
Já no ano passado, mais duas campanhas invictas deram ao Corinthians mais um título Paulista, dessa vez a I Super Copa São Paulo, da FEFASP (Federação de Futebol Americano de São Paulo). vencendo o Botafogo Challengers na final. E também o bicampeonato do Torneio Touchdown, no último dia 15 de dezembro, depois de bela final contra o Vasco Patriotas. Nossa conquista veio com a vitória por 30x12.

Bicampeonato do Torneio Touchdown (2012)

No momento (21/04/2013), o Corinthians acumula 31 vitórias seguidas, contando Copa São Paulo e Torneio Touchdown. A última foi contra o Osasco Soldiers, em Santos, no dia 14/04 por 83x0.

Esse ano, a novidade foi o anúncio de uma parceria com o Arizona Cardinals, equipe norte-americana que disputa a National Football League (NFL). O Arizona pretende criar um centro de formação de jogadores no Brasil, e para isso contará com o apoio do Corinthians, que fornecerá a estrutura para o trabalho. Todo projeto será financiado pela equipe norte-americana.

CORINTHIANS STEAMROLLERS -TÍTULOS
2010 - Troféu Cataratas
2011 - Campeonato Paulista - Taça KG Esportes (LPFA)
2011 - Torneio Touchdown 
2012 - I Super Copa São Paulo (FEFASP)
2012 - Torneio Touchdown

Parte do elenco do Corinthians Steamrollers para 2013

CONFIRA: Facebook / Twitter / Youtube

Fontes: Wikipedia (vários links), Máquina do Esporte, Touchdown.net, Futebol Americano, LPFA - Liga Paulista de Futebol Americano, LBFA - Liga Brasileira de Futebol Americano, Sobre Corinthians, 100x Corinthians, Meu Timão, Corinthians - site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário