Últimas

LightBlog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pesquisa Ipsos/Marplan: torcida do Corinthians é a maior e mais fiel do Brasil!



Futebol é coisa séria no Brasil. Disso todo mundo já sabe. O que queremos saber agora é quem são os fanáticos por futebol. A Ipsos Marplan, empresa líder no mercado de pesquisas que melhor entende o Brasil e o brasileiro, foi investigar um pouco mais sobre as torcidas de futebol.

O top five
CORINTHIANS 19%
Flamengo 18%
São Paulo 10%
Palmeiras 6%
Vasco 5%


Detalhes sobre o comportamento das torcidas
Quando o time entra em campo, corinthianos e flamenguistas são os mais assíduos em partidas de futebol. 14% dos torcedores dos dois times costumam ir aos campeonatos de futebol. Em segundo lugar, estão os são-paulinos (7%), seguidos pelos torcedores do Vasco da Gama (5%).

A nação corinthiana é ainda mais fiel quando o assunto é futebol de salão: 41% dos torcedores costumam ir aos jogos disputados em quadras. Fora do gramado, o futebol de areia/praia também se destaca: 27% dos corinthianos e 25% dos flamenguistas vão aos jogos.

Para se informar sobre os gols do time, a TV aberta é o meio número um para todos torcedores. Quando a telinha não está ligada, corinthianos (24,3%), são-paulinos (27,9%) e palmeirenses (21,5%) optam pela Internet. Já no Rio de Janeiro, flamenguistas (24,5%) e vascaínos (32,9%) preferem o jornal.


Fora dos gramados
As cinco torcidas são unânimes ao apontar que o assunto que mais buscam são as atualidades ou noticiário. Em seguida, qualidade de vida é muito importante para os torcedores. Os flamenguistas (74,8%), corinthianos (76,9%) e são paulinos (79%) gostam de humor e divertimento, já palmeirenses (80%) e vascaínos (79,8%) apontam a música como um tema importante.

Torcida do Corinthians é local, em sua maioria; a do Flamengo não
A Ipsos Marplan também investigou as maiores torcidas por região. A pesquisa foi realizada em 13 mercados e descobriu que nem só de cariocas é formada a torcida flamenguista. O time aparece entre os favoritos em outras regiões e em alguns mercados tem mais torcedores do que o próprio time local. Caso, por exemplo, de Goiânia onde o time rubro-negro tem 20% da torcida, enquanto o Goiás aparece em terceiro lugar com 13%. Em Brasília, 52% da população apoia o Flamengo e 58% dos capixabas também preferem o time carioca. O curioso é que no país do futebol, 24% dos brasileiros declararam não torcer por nenhum time.


Maiores torcidas por capitais
São Paulo - Capital 
1º CORINTHIANS (48%)
2º São Paulo (23%)
3º Palmeiras (15%)

São Paulo - Interior
1º CORINTHIANS (45%)
2º São Paulo (24%)
3º Palmeiras (13%)

Rio de Janeiro
1º Flamengo (55%)
2º Vasco (16%)

Recife
1º Sport (30%)
2º Santa Cruz (18%)
3º Não torce

Porto Alegre
1º Grêmio (55%)
2º Internacional (44%)
3º Não torce

Belo Horizonte
1º. Cruzeiro (54%)
2º. Atlético MG (38%)

Salvador
1º. Bahia (37%)
2º. Vitória (25%)

Curitiba
Atlético Paranaense (32%)
Curitiba (16%)

Brasília - DF
Flamengo (52%)
Vasco da Gama (15%)

Fortaleza - CE
Ceará (26%)
Fortaleza (20%)

Vitória
Flamengo (58%)
Vasco da Gama (19%)

Florianópolis
Figueirense (37%)
Avaí (21%)

Goiânia
Flamengo (20%)
CORINTHIANS (17%)
São Paulo (13%)
Goiás (13%)


Sobre a Ipsos
A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados – é a terceira maior em faturamento global, e a 1ª marca em pesquisa “survey-based” no mundo. No Brasil é a maior e mais completa empresa de pesquisas “survey based” do mercado.
Atende mais de cinco mil clientes no mundo através de 16 mil funcionários em mais de 80 países. No Brasil, conta com mais de 800 funcionários diretos realizando mais de 2,5 milhões de entrevistas por ano para uma carteira de clientes que inclui praticamente todas as grandes empresas presentes no Brasil.

(Fonte: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário