Últimas

LightBlog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Corinthians é o maior clube de futebol do Brasil e das Américas


Boa noite nação! Este post foi originalmente postado no site "Meu Timão", eu estava pensando no que postar no blog e navegando na internet encontrei esses levantamentos e adorei, por isso passei para cá!



Pode parecer o reflexo do óbvio mas não é tão simples: é preciso provar. O estudo é simples mas envolve números, gráficos e algumas variáveis. Não é o tipo de post "nossa que emocionante". Então se para você basta o orgulho de saber que nosso time é o maior, você pode parar por aqui e deixar um VAI, CORINTHIANS nos comentários. Se te interessar o tema, vá até o final.

Porque clube de futebol? Simples: o último estudo da Revista Forbes, inclui equipes de Futebol Americano e Fórmula 1, por exemplo. Apesar da ausência de dados claros sobre faturamento dos clubes argentinos e mexicanos, eles sequer são citados em qualquer que seja o estudo.

Este post está embasado por fontes confiáveis e dados publicados em veículos com credibilidade.

Foram considerados os seguintes tópicos:

- Patrimônio e Ativos

- Valor da marca

- Faturamento

- Potencial de consumo

- Exposição internacional

- Mídias sociais

- Modelo de gestão

PATRIMÔNIO E ATIVOS

O valor patrimonial ainda pode ser contestado pelo simples fato da Arena Corinthians não estar pronta. Mas em recente estudo da Revista Forbes, o Corinthians foi o único clube citado entre os 37 patrimônios bilionários do país (o valor da marca foi preponderante). Com o estádio pronto, o valor patrimonial será indiscutível.

Fonte: globoesporte.com (matéria Forbes)

Em um estudo de 2010 (ainda em o CT Joaquim Grava), o Corinthians aparecia como quinto em patrimônio e terceiro em patrimônio ativo. No entanto considerei a fonte duvidosa por não se tratar de um site conhecido. Por essa razão não publico aqui os números e os dados citados por lá. Se tiver curiosidade, busque na web.

No entanto, um imóvel já tem seu valor desde a planta. Funciona assim quando compramos um apartamento. Na planta, ele tem um valor. Parcialmente construído, outro. Finalizado um outro ainda maior. Certamente se avaliada, a Arena Corinthians dará ao Corinthians também a liderança patrimonial.

VALOR DA MARCA

A marca corinthiana é a única bilionária entres as Américas. É o único clube que figura entre as 25 maiores marcas do futebol mundial. É estipulada em mais de 1 bilhão de reais (valor exato no gráfico).

Esse estudo é realizado pela BDO e 18 variáveis são consideradas. Entre elas: dados financeiros históricos, desempenho do marketing, hábitos de consumo dos torcedores, dados econômicos e sociais, entre outros.

Como fonte, os balanços dos clubes fornecem os dados. Transferências de atletas não são levadas em consideração.




Para avaliar a marca é considerado o esforço para aumento de receita e não o valor contábil dos ativos.


Fonte: Olha Crônico Esportivo


COMPOSIÇÃO DO FATURAMENTO




Há três anos consecutivos, o Corinthians fecha o ano com o maior faturamento entre os clubes brasileiros. O crescimento em 2011 foi de 37% (veja gráfico do globoesporte.com abaixo). Após a ilustração, apresentarei alguns dados para quem sabe tentar estipular o faturamento de 2012.

BILHETERIA

Só em bilheteria, somando o Campeonato Paulista, Libertadores da América e Campeonato Brasileiro, o Corinthians já atingiu a marca aproximada de R$ 17 milhões de LUCRO LÍQUIDO. O valor bruto é ainda mais assustador. A tendência até o final da temporada é que o Timão atinja um valor superior a R$ 20 milhões livres de custos.

DIREITOS DE TV

Hoje o Corinthians arrecada R$ 114 milhões em direitos de televisão, o maior do país. Com isso agrega valor ao marketing com a exposição da marca de seus patrocinadores.

PATROCÍNIOS

Até o momento o Corinthians sem um acordo definitivo para o patrocinador master, já faturou com patrocínios secundários e os pontuais, cerca de R$ 20,7 milhões, sem contabilizar o patrocinador atual ao qual não tive acesso ao valor. Caso resolva ceder e baixar o valor que pede pela parte nobre da camisa, existem empresas dispostas a pagar até R$ 26 milhões / ano. Com a soma das outras partes da camisa, o clube arrecadaria R$ 39,5 milhões em 2013. Acredito que se uma dessas empresas elevar um pouco a proposta (o que me foi revelado é que existem quatro interessadas), o clube conseguiria atingir algo como R$ 45 milhões (bem próximo a meta de R$ 50 mi) e sem a presença de Ronaldo no elenco. Com o Fenômeno, o Timão alcançou a marca de R$ 47 milhões.

Some a esse valor o que o clube recebe da fornecedora de uniformes: R$ 20 milhões por ano

PREMIAÇÕES

Na Libertadores o Corinthians faturou R$ 2 milhões até a final e mais R$ 4,1 milhões pelo título. No Mundial, o pior cenário é de premiação de R$ 4,1 milhões. Caso o Corinthians chegue a final faturará US$ 5 milhões caso conquiste o título ou US$ 4 milhões caso perca a decisão.

LICENCIADOS

Segundo a Época Negócios, apenas com a rede de franquias PODEROSO TIMÃO, o clube faturou R$ 178 milhões em 2011. A matéria citava 113 lojas abertas no Brasil.

O número de produtos licenciados do Corinthians ultrapassa a faixa de 1.000 itens. Diversificados em produtos, franquias, emissora de televisão, web rádio e no seu programa de sócio torcedor.

De acordo com o site oficial do clube em nota divulgada em junho de 2012, o Fiel Torcedor conta com 90 mil associados. Destes 60 mil estão com a anuidade em dia e aptos para adquirir seus ingressos pela internet. Em jogos decisivos como contra o Boca Juniors por exemplo, bilheterias sequer foram abertas. Comodidade ao torcedor, modernidade, combate aos cambistas e lucro.

POTENCIAL DE CONSUMO




Apesar da torcida corinthiana não ser ainda a maior do país, é a maior no estado de São Paulo, Paraná e do Sudeste do país, regiões com maior poder aquisitivo. Só como exemplo, o potencial de consumo do Flamengo (maior torcida do Brasil) é apenas o terceiro maior.

O Corinthians lidera o ranking com incríves R$ 450 milhões de pontecial de consumo / mês – veja gráfico:

Fonte: o estudo foi feito pela Pluri Consultoria e a informação é da Gazeta do Povo

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

A exposição internacional do Corinthians começou a crescer com a chegada de Ronaldo. No entanto, nada se compara ao nível que o clube foi elevado com a conquista da Copa Libertadores da América e a consequente classificação para o Mundial. Em dezembro, o Timão será exposto para todo mundo e a conquista do título poderá elevar ainda mais o valor de sua marca e as ações internacionais.

Contratações de jogadores estrangeiros colaboram nesse quesito. No Peru, segundo relatos, é frequente o uso da camisa do atacante Guerrero, ídolo do país.

Ainda segundo o Marketing alvinegro – tese que discordo – o mercado chinês está aberto e em expansão pela presença de Zizao no Coringão.

MÍDIAS SOCIAIS E INTERNET

O Corinthians é disparado o clube que melhor trabalha suas mídias sociais. Tratando apenas das duas ferramentas mais utilizadas pelos brasileiros (Twitter e Facebook), o Timão é primeiro do ranking em ambas. No microblog o número ultrapassa 1.205.000 seguidores, enquanto na Fan Page oficial do clube, o número chega a quase 3 milhões de internautas.

O Corinthians tem o site mais visitado entre os clubes de futebol do continente e o 16º mais visitado do mundo, segundo estudo publicado em 2010 pelo site Futebol Finance.

MODELO EUROPEU DE CONDUÇÃO DO FUTEBOL

O clube vem mostrando ano a ano, um modelo europeu de administração. Manutenção do treinador, elenco com 15, 16, 17 jogadores com potencial claro para atuar na equipe titular e principalmente o entendimento por parte dos atletas dessa filosofia. Do time campeão da Libertadores, apenas Ralf não sentou no banco de reservas por um tempo considerável. Dá para dizer que é um modelo europeu de condução do futebol. É muito comum a alternância de jogadores titulares nas maiores equipes do planeta.

UTOPIA

Já em relação a almejar estar entre os maiores clubes do mundo, o Consultor de Marketing Esportivo Amir Somoggi, é utopia pensar que um clube brasileiro possa constar entre os cinco maiores do mundo:

- O futebol brasileiro está um século atrasado em relação ao europeu – destacou.

No ranking mundial, o Timão aparece na 25ª posição, com uma receita de 138 milhões de dólares e um resultado operacional de 25 milhões. A dívida alvinegra está equacionada e sumirá com o passar dos anos se a administração do clube continuar no mesmo ritmo.

Ainda no papo com Somoggi, quando questionei sobre o valor do patrocínio pretendido pelo Corinthians, o consultor afirmoue que o valor está acima do que o clube pode oferecer:

- O Corinthians não pode pedir R$ 50 milhões pois não entregará retorno ao seu patrocinador nem em termos de marketing e nem em entrega comercial – finalizou.

VAAAAAAAAAAAAAAAAAI CORINTHIANS!

Um comentário: