Últimas

LightBlog

sábado, 27 de julho de 2013

A Arena Corinthians precisa ter o espírito do Pacaembu


Fala Fiel!

Hoje eu li uma matéria do "morde-e-assopra" Lancenet! falando do nosso aproveitamento em clássicos, depois de 2009. Desde que o eterno Juvenal passou a não oferecer mais do que 10% da carga de ingressos para nós, quando visitantes no Morumbi, e passamos a mandar todos os clássicos no Pacaembu, a nossa superioridade é mais do que clara: foram 24 jogos contra Santos, São Paulo e Palmeiras, com 16 vitórias, seis empates e somente duas derrotas. Marcamos 45 gols e sofremos somente 22 (menos de um por jogo).

Na história, nosso retrospecto no Pacaembu também é muito positivo. Nossa mística com esse estádio não é de hoje! Tanto que foi lá que mais jogamos nesses 103 anos de Corinthians, e onde mais fomos felizes!

Não chega a ser irônico que o Corinthians esteja tão de bem com o Pacaembu, justamente agora que iremos nos despedir dele?

Isso me deixa com um tremendo nó na gargante, pois mostra o tamanho do bem-estar ao qual estaremos abdicando a partir do momento em que a Arena estiver pronta. No Pacaembu, a torcida se sente em casa, os jogadores também... e as coisas fluem em campo. É difícil o Corinthians perder jogando lá - quando joga com vontade de vencer.

E na Arena, como será? A empatia com o estádio será imediata? A fórmula torcida + time = vitória dará tão certo em Itaquera quanto dá certo no Paca?

Antes que alguns me xinguem, deixo claro que não duvido da força do nosso time. E nem da capacidade da Fiel de fazer de qualquer estádio um caldeirão. Já demos provas de que podemos fazer o Corinthians se sentir à vontade em qualquer lugar, desde o Morumbi até a Vila Belmiro... desde o Maraca até Yokohama! Mas, exemplos recentes de times que trocaram de casa me deixaram preocupado, sim.

Vejam o Grêmio, no Sul. Tinham um estádio que botava medo em muito time experiente, o Olímpico. O barulho da torcida ressoava naquelas arquibancadas, a "avalanche" assustava e era mostra da força da torcida. E eles trocaram aquele estádio por uma arena que, se é muito mais moderna e tal, nem de longe pressiona e assusta os rivais com o velho estádio. Tanto que muitos torcedores chegaram a se mobilizar pela volta do time ao Olímpico, renunciando a todo o conforto oferecido pelas modernidades da nova casa.

sdds Olímpico
O Náutico é outro exemplo interessante. Quantas vezes não vimos grandes times tremerem e caírem em pleno Aflitos?  Pois bem, o simpático Timbu abriu mão daquele "caldeirão" para tomar posse da Itaipava Arena Pernambuco. E nesse caso em definitivo, pois o antigo estádio foi demolido. A decisão foi boa? Ruim?

Era uma vez um Aflitos
Nos dois casos, só o tempo pode dizer. O máximo que se pode cravar, agora, é que os clubes precisaram de um tempo para se adaptar. Nem Grêmio nem Náutico começaram suas vidas nos novos estádios destroçando seus adversários. Pode ser que daqui a pouco tempo, eles sejam imbatíveis em casa... mas por enquanto, muitos tricolores e alvirrubros têm é muita saudade das velhas arquibancadas de concreto!

Esse post não tem por intenção ser uma análise das diferenças entre a Arena Corinthians e o Pacaembu. Não tenho como medir o grau de satisfação da torcida com um estádio que nem pronto ficou. E esse tipo de satisfação não pode ser medido, apenas sentido. Minha intenção aqui é apenas a de dividir esse pequeno receio que tenho comigo.

Tenho medo de que a Arena não ressoe o canto da torcida como o Pacaembu o faz. Tenho medo de que os nossos adversários não tremam de medo ao pensar na Arena, como o fazem quando pensam no velho Paca. Tenho MUITO medo de que, após três anos de obras, alegria e mais de R$ 1 bilhão gastos (por conta dos juros dos empréstimos contraídos pelo Corinthians enquanto a grana do BNDES não sai)... a gente prefira jogar no estádio municipal.

Apesar de tudo isso, acho que a solução pra isso está nas nossas mãos. Ou melhor: nas nossas vozes!

Ainda que a relação Corinthians - Pacaembu seja mística, ela só é o que é por conta de nós, o Bando de Loucos. Se o estádio fosse o único diferencial, qualquer time que lá jogasse seria invencível. E não é isso que vemos acontecer.

Mais importante do que a adaptação do Corinthians à Arena, a NOSSA adaptação à Arena deve SIM ser imediata! Pois é o nosso amor instantâneo, desde o primeiro segundo em que o Timão entrar em campo em Itaquera, que fará o Pacaembu ser verdadeiramente revivido e traduzido em vitórias e títulos.

Precisamos fazer da Arena nossa casa muito rapidamente, pra torná-la o caldeirão que todos esperam. A Arena Corinthians precisa ter o espírito do Pacaembu!

Seremos capazes de fazer a Arena incorporar o Pacaembu?
É por isso que eu torço... é isso que espero que aconteça! E você, o que espera?

Dê sua opinião nos comentários... vamos debater!

Um comentário:

  1. so tem a diferença que o pacaembu nao é de propriedade do corintians ja o estadio dos aflitos e o olimpico sao de propriedade de seus times

    ResponderExcluir