Últimas

LightBlog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

10 fatos sobre os maiores contratos de material esportivo do Brasil

 
Leia e decida: qual o melhor contrato, afinal?

1 - A falta de transparência do São Paulo impede comparações mais detalhadas entre os contratos

Ao contrário de Corinthians e Flamengo, que informaram detalhes dos seus contratos com Nike e Adidas, o São Paulo simplesmente soltou uma nota afirmando que haviam fechado com a Penalty por R$ 105 milhões em três anos. Não informou se receberia luvas, qual seria a porcentagem dos royalties e de peças recebidas...

E ainda por cima podem ter inflado esse valor; segundo a Época Negócios, dos R$ 35 milhões anuais que o SPFC receberá, apenas R$ 13 milhões são em dinheiro, e outros R$ 22 milhões seriam referentes ao valor de varejo das 110 mil peças que a Penalty tem que enviar ao clube (mais ou menos R$ 200 por camisa).

Só por isso já estariam errados, mas o pior é que, em primeiro lugar, o contrato prevê que a Penalty tem que enviar 110 mil PEÇAS, e não 110 mil CAMISAS. Ou seja, são camisas, meiões, calções... fazendo o valor total ser bem menor. E em segundo lugar, porque mesmo que fossem 110 mil camisas, o correto seria calcular o total recebido com base no seu valor de atacado (R$ 70 por camisa), cerca de 1/3 do valor de varejo.

2 - O contrato Flamengo/Adidas é maior, mas o Corinthians recebe mais dinheiro

No total, o contrato Flamengo/Adidas é maior sim, mas em dinheiro, o Corinthians recebe mais. Os itens que compõem os contratos de patrocínio que são pagos em dinheiro são o fixo anual e a quantia mínima de royalties. 

Considerando esses dois itens, o clube carioca vai receber em dinheiro R$ 20,5 milhões anuais (R$ 12,5 mi de fixo e R$ 8 mi de royalties); já o Corinthians, receberá R$ 22 milhões (R$ 15 mi de fixo e R$ 7 de  royalties). Do São Paulo, só se sabe que são R$ 13 milhões fixos, mas não se sabe qual o mínimo de royalties a receber anualmente.

3 - Mesmo onde o Flamengo parece ter vantagem, ela não existe de fato

A maior diferença de valores entre os contratos está na quantidade de peças que o clube recebe: a Adidas enviará para o Rio de 90 a 110 mil peças, limitadas ao valor de varejo máximo de R$ 9,8 milhões. O São Paulo, receberá também 110 mil peças, sem valor máximo divulgado. 

Quanto ao Corinthians, não se sabe quanto de material a Nike terá que enviar. O fato, no entanto, é que isso não representa nenhuma desvantagem, pois é OBRIGAÇÃO da Nike fornecer material esportivo ao clube, correto? É  irrelevante o valor das peças em si: importa que o clube RECEBA as peças. E isso ocorrerá com todos os times.

4 - Os royalties do acordo Nike/Corinthians são os melhores do Brasil

Desde o ano do Centenário, em 2010, o Corinthians vende mais de 1 milhão de camisas/ano. Isso fez com que o departamento de marketing do Corinthians tivesse confiança pra não exigir da Nike um valor mínimo pelos royalties dessas vendas. Ao invés disso, conseguiram que a Nike aceitassem pagar nada menos que 18% por cada produto vendido da sua marca.

Essa porcentagem é muito maior do que o acertado entre Flamengo e Adidas, que varia de 10 a 14% conforme o valor total de produtos vendidos. A diferença é que a Adidas tem que pagar um mínimo de R$ 8 milhões, não importa quanto venda de produtos. A preocupação é compreensível, já que desde 2009 as vendas de camisas por lá caíram de 1,5 milhão para 1 milhão, com previsão de nova queda em 2012.

Também não se sabe quanto a Penalty vai pagar ao SPFC de royalties, mas dificilmente chegará perto dos 18% do acordo Nike/Corinthians.

5 - Flamengo e São Paulo estão presos pela exclusividade; o Corinthians, não

Tanto Flamengo quanto São Paulo têm em seus contratos cláusula que prevê exclusividade para Adidas e Penalty na produção dos produtos licenciados. Isso impede que s times possam vender quaisquer produtos que não sejam os das suas patrocinadoras.

Já o Corinthians não está, e na verdade nunca esteve preso à Nike: ele pode, a qualquer momento, lançar produtos licenciados de outra marca, como fez com a Camisa do Povo, por exemplo, e com outras dezenas de produtos que vende na rede de lojas Poderoso Timão.

Esse é um tremendo diferencial financeiro, pois somente em 2011 foram mais de R$ 31 milhões em vendas de produtos licenciados, e grande parte disso NÃO FOI fruto de venda de camisa, mas sim dos outros produtos com a marca Corinthians.

6 - A Adidas limitará o potencial financeiro da camisa do Flamengo

A partir de 2014, somente duas marcas poderão estar presentes na camisa do clube carioca, além do logo da Unicef. Isso limitará as possibilidades de arrecadação com outros patrocinadores, diminuindo o valor total da camisa.

Isso não ocorre nem com a parceria Nike/Corinthians nem com Penalty/São Pauilo.

7 - Somente o contrato Nike/Corinthians prevê reajuste anual independente de resultados

O contrato Adidas/Flamengo prevê reajuste em 2017, de 5 ou 10% dependendo dos resultados do time. Para reajustar o acordo em 10% será necessário ganhar 2 Brasileiros e 1 Libertadores nos próximos 5 anos.

Já no Corinthians, o contrato com a Nike já prevê correção monetária ANUAL dos valores, independente da campanha que o time fizer na temporada. 

Não se sabe as bases de reajuste do contrato do SPFC, se é que existe previsão de reajuste.

8 - Penalty investirá em outras áreas do futebol do São Paulo

A Penalty é a única das três empresas de material esportivo que se comprometeu por contrato a investir também nas categorias de base e no futebol amador. Além disso, vai investir R$ 1,5 milhões por ano (R$ 4,5 mi no total) na formação de um time competitivo de futsal para o clube paulista.

Olha a brecha, Corinthians... a Nike bem que podia fazer isso!

9 - Rede Poderoso Timão é o maior diferencial de vendas entre os três times

O Flamengo chegou a ter um projeto para montar quiosques para venda de seus produtos; seriam unidades de custo relativamente baixo e com grande potencial para atingir a grande massa torcedora, fora ou dentro de shoppings em todo o país. Foi abandonado na gestão Patricia Amorim. Também se pensou, na época da Olympikus, em se criar lojas Olympikus/Flamengo, mas a falta de firmeza do clube no combate a empresas e lojas com produtos não oficiais acabou desestimulando a empresa a investir.

No São Paulo, a antiga patrocinadora Reebok montou uma rede de lojas (SAO), mas agora todas serão fechadas ou perderão a exclusividade da marca SPFC. A Penalty pode até montar lojas próprias, mas terá que começar tudo do zero.

Já no Coritnhians, a rede de lojas “Poderoso Timão” não é da Nike. É do Corinthians, na forma de associação com empresas terceirizadas e virou um tipo de franquia. O clube poderia trocar a Nike pela Adidas, ou pela Puma, e não teria problemas com sua distribuição, mantendo uma rede já conhecida do consumidor e pronta para dar saída a novos produtos, agregando receitas.

Vale lembrar que já são mais de 100 lojas da Poderoso Timão e cada vez mais elas são referência na hora de se comprar produtos oficiais do time - INDEPENDENTE de quem patrocina o time.

10 - Contrato Nike/Corinthians é o único que será pago em dólar, e isso é um belo diferencial

Dessa forma, é o único dentre os três que sob hipótese alguma estará sujeito às variações do cãmbio.

Assim, não haverá nenhuma possibilidade de o contrato ser desvalorizado, e muito menos de o Corinthians acabar perdendo dinheiro nas correções monetárias que forem feitas anualmente. Ponto para a Nike nesse quesito!

TABELA-RESUMO
OS 3 MAIORES CONTRATOS DE MATERIAL ESPORTIVO DO BRASIL

* O novo contrato Nike/Corinthians é de 10 anos, mas 2 deles se referem ao antigo contrato, que teria validade até 2014. De renovação mesmo, são mais 8 anos.

** O contrato do Flamengo vale de maio de 2013 a abril de 2013.

*** No campo "Patrocínio fixo" do Flamengo, considerar esse valor para os primeiros 5 anos de contrato. Para os 5 anos seguintes, o valor sobe automaticamente para R$ 17,5 milhões.

**** No campo "Peças entregues", a variação nos números do Flamengo se devem à previsão contratual, que estipula um mínimo contratual de 90 mil peças entregues todo ano. A quantidade exata é definida meses antes de a temporada começar. Para o São Paulo, a variação se deve a divergências nas fontes usadas.



Fontes: Globo Esporte.com, Blog Fla-Mengão10, Blog Olhar Crônico Esportivo, Blog do Torcedor - Ricardo Taves, Época Negócios - Link 1, Época Negócios - Link 2, Blog do Navarro

24 comentários:

  1. trocaram ali no item "% sobre venda" e no item "peças entregues", no mais, belo trabalho de pesquisa. vai corinthians

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, muito obrigado pela observação! vou trocar já! vai Corinthians!!

      Excluir
  2. Salve!Ótimo trabalho de pesquisa. Li vários sites e blogs especializados em marketing esportivo e nenhum teve a coragem nem a capacidade pra fazer um comparativo destes. Ficou muito bom. Parabéns! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. daniel o will ai o indicou , muito bom o seu texto. mas também tenho dúvidas.
    1/Já no Corinthians, o contrato com a Nike já prevê correção monetária ANUAL dos valores, independente da campanha que o time fizer na temporada.
    Aqui também já tem erro. Se o contrato foi feito em dollar , para que reajustar anualmente?
    ------------------------------------------------------------------
    o corinthians recebeu 30 ou vai receber agora no começo do ano mais um milhão.(esse eu sei que entrou no ano de 2012) li que esse 30 milhões seriam um bonús pela renovação do contrato e pelos dois anos que os dois deixaram de cumprir.( pense bem , o corinthians poderia dizer a nike que ia esperar terminar o contrato para pensar na renovação. imagina o que iria chover de propostas nesses dois anos devido a addidas flamengo. parabéns pela sua matéria . j nader.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelas palavras! Vamos lá...
      1 - Não entendi a relação que você fez entre a moeda vigente no contrato e o reajuste; a definição pelo dólar serve pra proteger o contrato das variações cambiais, e a correção monetária anual serve pra que o contrato não sofra perdas, pois ano a ano a marca Corinthians se valoriza, e o contrato tem de acompanhar essa valorização;
      2 - Esse valor de R$ 30 milhões é referente ao valor TOTAL do bônus que a Nike pagará ao Corinthians pela renovação; sei que ele está sendo pago em partes, mas não encontrei em nenhum site como esse parcelamento está sendo feito;
      3 - Seu raciocínio tá certinho, se a Nike deixasse pra renovar até 2015, poderia ocorrer a mesma coisa que aconteceu com a parceria Olympikus/Flamengo: deixaram pro final e a Adidas chegou de jeito.
      Valeu pelas boas observações! Assine nosso feed e receba os novos posts em tempo real! Abraços!

      Excluir
  4. Pô, cara, que trabalho legal, ficou muito claro que há diferenças imensas entre os contratos e que a bambizada se vangloriou por algo que não conseguiu... podemos até ficar atrás algum dia, mas para isso é preciso que os antis superem na realidade, não no número inflado na coletiva de imprensa.

    Parabéns mesmo, tu fizeste o trabalho que a imprensa deveria fazer e não fez, tapa na cara de jornaleiro vagabundo que só vive de manchete bombástica e perde a chance de esclarecer e gerar conhecimento para as pessoas que acompanham...

    ResponderExcluir
  5. agora responde ae...seu time faz parte do TOP 5 da nike...pq o meu faz parte do TOP 5 da adidas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não faz parte do top-5 da Nike. E ainda assim o Corinthians ganha mais que o Flamengo, top-5 da Adidas... me explica isso!
      Eu entendo que o Flamengo esteja numa draga "daquelas"... vcs descobriram que devem até as calças... R$ 741 milhões, né? Depois pediram R$ 35 milhões pra Caixa mas tiveram que enfiar goela abaixo apenas R$ 25 milhões... e ainda ouviram deles que NENHUMA CAMISA É MAIS VALIOSA QUE A DO CORINTHIANS!
      SEM FALAR na decepção e no trauma que foi tirarmos o Ronaldo de vocês em 2009, não? Depois de todo o trabalho que o Flamengo teve em recuperá-lo, ele foi brilhar aqui no Corinthians. Devem estar pilhados até hoje com isso?
      Então, pensando em tudo isso... até entendo você comemorar ser top-5 da Adidas. É o que lhe restou! Medíocre!!!

      Excluir
    2. kkkk que mané, filho a caixa paga 25 milhoes a gente só pela frente, a vcs ela paga 30 na frente e nas costas, entenda...flamengo frente-caixa=25 milhoes + peugeot -costas 10 milhoes, total: 35 milhoes...corinthans, frente e costas- caixa=30 milhoes...35 é maior que 30, sua mula oligofrenica!!!

      Excluir
    3. Não vou te chamar de mula pois já és flamenguista. Dá quase na mesma.

      A Caixa usa TRÊS espaços do uniforme do Flamengo: a frente e uma omoplata da camisa e um espaço na frente do calção. No do Corithians, DOIS espaços: frente e costas da camisa.

      E já que o problema é somar valores (aliás parabéns, vc sabe quanto é 25 mais 10 rs), vamos lá:

      FLAMENGO
      Adidas R$ 35,6 mi
      Caixa R$ 25 mi
      Peugeot R$ 10 mi
      TIM R$ 2,5 mi
      Total: R$ 73,1 milhões

      CORINTHIANS
      Nike R$ 30 mi
      Caixa R$ 30 mi
      FIsk R$ 12 mi
      TIM R$ 2 mi
      Total: R$ 74 milhões

      Quem recebe mais mesmo? Passar bem.

      Excluir
  6. Q publicação Corinthiaa tendenciosaa... Vish... se nos 5 primeiros anos o FLAMENGO vai receber 12,5 mi/ano, isso implica dizer q nos cinco primeiros anos receberá 62,5 mi... nos últimos 5 anos receberá 17,5 mi/ano, oq implicaria dizer q receberar 87,5 mi... na soma total dividindo pelo tempo de contrato chega a importancia de 150 mim, na média anual em 10 anos de contrato sem reajuste nenhum daria o total de 15 mi por ano que o FLAMENGO recebe por contrato independente de qualquer rendimento dentro de campo, somado aos royalties 8 mi/ano, chega-se a um valor fixo de 23 milhões por ano... e o Corinthians 22!
    Comclusão, essa nada mais é uma demonstração de uma luta de ufc mostrando apenas os melhores momentos de um só lutador pra dizer q mesmo perdendo a luta ele bateu mais... heheheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você estaria certo SE não tivesse esquecido dos reajustes automáticos que o contrato Nike / Corinthians sofrerá todo ano. Daqui a cinco anos, os valores que a Nike vai nos pagar serão maiores do que atualmente, dessa forma ao final de dez anos teremos recebido MAIS do que 22 milhões... e MAIS do que 23 milhões também. De qualquer forma, MAIS do que o Flamengo.

      Mas isso não significa que o contrato Flamengo / Adidas seja ruim, ele é muito bom. Incrivelmente bom pra um time que quase declarou insolvência. É uma marca forte que merece valorização... só que recebe menos. São dados, não cabe interpretar. Cabe constatar e aceitar.

      Excluir
    2. http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2013/11/26/receitas-fla-e-santos-crescem-corinthians-desaba-em-2013/

      corínthians sofreu uma queda acentuada em 2013 após 2012 e seu doping financeiro.
      É só ler.A queda só não foi pior pela venda do Paulinho.Caiu renda, caiu venda de camisas, patrocínios.fontes séria ..de dentro dos próprios clubes..A tendência é que em 2014 seja ultrapassado

      Excluir
  7. Comecei a ler e pensei que fosse um texto jornalístico sério, em 1 minuto percebi que era mais um corinthiano mordido e mal informado, rsrsrs....Filho, o contrato Flamengo/ Adidas foi alterado pela nova administração e não tem nada de 12, 5 milhões,o texto é claro: são 35,8 milhões nos 5 primeiros anos e 40,8 nos ultimos 5, tanto que o flamengo usou esse valor todo pra pagar parte de suas dividas e outra, o contrato do flamengo prevê Royalties sim e são de 18% contra 14% do teu clube, lembrando que o flamengo é o maior vendedor de camisas do mundo e apenas na pre-venda na adidas vendeu 300 mil,e em um mes já chegamos a 500 mil, para de defecar pelos dedos e vá se inteirar dos assuntos antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que foi descrito no texto está fundamentado em matérias, cujos links estão no fim do post. É só conferir.

      Não foi dito em nenhum momento que o Flamengo não receberá royalties, pelo contrário. Você não leu direito, ou quer polemizar.

      Enfim, não gostou do texto é só não ler mais... seu mimimi tá devidamente registrado e respondido. Boa sorte no Brasileirão.

      Excluir
  8. vai toma no cu seus paulista viado flamengo e flamengo nunca vcs bando de loucos vcs so contrata flamenguista nao tem corinthiano no seu time nao marcelinho carioca veio da onde seus viado ganharao brasileiro roubado em 2005

    ResponderExcluir
  9. corinthias e tudo analfabeto

    ResponderExcluir
  10. respeitam esse manto sagrado bando de viado!!!!!!!!!!!!!!!
    mengao na cabeça e no coração

    ResponderExcluir
  11. flamengo fly emirates 2014 vlw flw !!!!

    ResponderExcluir
  12. flamengo fly emirates 2014 ;) e pelo q eu li e o maior contrato material esportivo corintia ganha mais pelos outros patrocínios mais a disputa entre adidas e nike quem saiu ganhado foi o flamengo :)

    ResponderExcluir
  13. Alguém pode me responder Pq o curinthá tem tanta vontade de ser o Flamengo quando crescer?

    ResponderExcluir
  14. Kkkk Flamengo fly emirates kkkk.
    Ta certo esses comentários já faz algum tempo mais é sempre bom lembrar Corinthians Fly Emirates 2015!!! Naming rights + camisa. flamerda serie B 2015 kkk

    ResponderExcluir
  15. Pagamento feito em Dólar Americano? Todas as "vantagens" do contrato caem por terra! O torcedor pode ser submetido a reajustes anuais (conforme contrato) no valor das camisetas, por exemplo, por conta da cotação da moeda americana. Pra piorar, marcas ilimitadas nas camisetas diminuem o valor agregado nos patrocínios, alem so tenpo se contrato ser de longuissimo prazo aumentando as incertezas quanto a Gestão do clube, valorizacao da marca, externalidades, enfim, no final das contas, o contrato com o Corinthians e a Nike e levar "gato por lebre.

    ResponderExcluir
  16. Errata: depois eu li o artigo com mais detalhes, entendi que o valor em dólar e o valor pago do patrocinador ao clube, e não o inverso em royalties, por exemplo. Pensando bem, o contrato não e tão ruim assim, pelo contrário, mostra o poder de barganha que o clube tem sobre a Nike.

    ResponderExcluir